Monday, October 28, 2002

Wait a minute...

Antes que o pessoal me apedreje por causa dos textos da Saga do Dragão, aqui vão algumas explicações.

Os únicos textos que estão finalizados são aqueles referentes aos backgrounds (passado) dos personagens. Esses foram escritos pelo jogadores, donos dos personagens (como o Kenji Tokugawa, que é minha criação).

O resto.. é tudo "work in progress", ou seja, ainda estou trabalhando neles. Sei que o capítulo 2 está bem fraco em termos de descrição e narrativa (como eu e o Gambá já discutimos). Na real eu tinha perdido o texto (na Grande Pane) e tive que redigitá-lo (já fazendo algumas alterações). Daí pensei "Putz, deixei a tigrada tanto tempo sem uma atualização na Saga... acho que é melhor postar como está mesmo, pra matar um pouco a sede desses malucos!". E foi o que fiz. Postei o capítulo 2 como está, um rascunho.

Sendo assim, resolvi tomar algumas providências:

1- Sempre que o rascunho de um capítulo estiver pronto, vou postar como sempre tenho feito, em HTML;
2- Depois que tiver feito alterações consideráveis no texto e achar que já dá pra ser uma "versão final" (entre aspas mesmo, porque no final das contas sempre vai estar sujeito a melhoramentos) vou postar em PDF. Só que neste ponto haverá duas ramificações:
a) Um arquivão com TODOS os capítulos já escritos e considerados finalizados. No nome do arquivo e ao lado do link constará a versão do texto;
b) Arquivos separados, cada um contendo um capítulo da saga, também sempre com as devidas versões. Por que fazer assim? Para facilitar a vida dos leitores que não querem ter de baixar TODO UM ARQUIVÃO só para ler o capítulo mais recente.

"E de onde poderá sair tanta alteração nos textos?"

A resposta é bem simples: a história, para informar os que não sabem e refrescar a mente dos que já sabiam, não é criada por mim (só alguns enfeites e adereços). É baseada em uma campanha de RPG que estamos jogando há 4 anos. Sendo assim... não tenho controle sobre tudo. Eu apenos "relato" os acontecimentos das aventuras de jogo. Dependo da aprovação dos outros jogadores e, principalmente, do Mestre de Jogo (Dungeon Master). Até aqui, ninguém reclamou nada, mas sabe como é. Sem falar que, como pode ser visto no capítulo 2, há coisas a melhorar no estilo de escrita, como a narração, melhor descrição de cenários, paisagens, personagens, etc.

Nâo sou nenhum J.R.R. Tolkien, mas acho que dará pra notar uma grande influência do estilo dele (e do Omero, escritor de Ilíada e Odisséia) conforme a coisa vai andando.

Bom... tenho que trabalhar também né! Ah, é por causa disso que os capítulos não saem a toque de caixa, como gostaria o Sr. Luiz Hidalgo hehehehehe. Pois é Luiz, não posso escrever "como novela". Não se esqueçam que eu não ganho a vida com isso, e pelo jeito, nunca vou ganhar hahahaha

Bom início de semana a todos!

No comments: