Wednesday, October 02, 2002

AGASA 010 - Cuidando da saúde

TUDO AZUL COM A SUA ALIMENTAÇÃO?


Quem vive em guerra com a balança com certeza já ouviu falar da importância das cores dos alimentos. Quanto mais multicolorido é o prato, maior a diversidade de nutrientes. Por exemplo: alimentos alaranjados são ricos em betacaroteno, substância que faz bem à pele e aos cabelos; os amarelos possuem vitamina C, que atua contra os radicais livres retardando o envelhecimento; os verdes contêm um potente energético celular, a clorofila; os brancos são ricos em minerais e favorecem o sistema imunológico; e por aí vai...

O que as pessoas quase nunca reparam é que há uma cor que sempre falta no prato: o azul. Nenhuma revista especializada fala dos alimentos azuis; nenhum nutricionista os recomenda, ninguém nota sua ausência. Ou melhor, quase ninguém.

Na verdade, cientistas americanos guardam a sete chaves estudos aprofundados acerca das propriedades dos elementos azuis. Um projeto ultra-secreto, desenvolvido por destacados estudiosos pertencentes à NASA, possui um relatório detalhado que trata da descoberta desses raros alimentos e dos seus efeitos em seres vivos.

O princípio ativo dos alimentos de cor azul é denominado smurfato de felicitil. Em um lugar não-divulgado, é mantida sob observação uma comunidade dos chamados homens-azuis, totalmente isolada do contato externo. Experiências comprovam que o smurfato de felicitil proporciona alegria, desenvolve a solidariedade, o gosto pelo trabalho e a vontade incontrolável de cantar a mesma musiquinha enjoativa todo o tempo, além de ser um excelente tônico da juventude eterna.

Vez por outra, um ou outro indivíduo apresenta algum distúrbio, como a obsessão por presentes-bomba, o ódio a tudo e a todos ou uma exagerada e efeminada vaidade, mas, de modo geral, os azuis são seres espertos e solidários, que vivem em perfeita harmonia como bons irmãos. Mesmo só havendo uma única fêmea entre eles.

Ainda não se sabe quais seriam os efeitos do smurfato de felicitil em seres humanos não-preparados, mas se você curte experimentar coisas estranhas e diferentes na cozinha, o 700km divulga com exclusividade uma receitinha básica. Encontrar os ingredientes já é problema seu!

TORTA DE SMURFS À MODA GARGAMEL

Ingredientes:
8 smurfs jovens (o papai smurf não é adequado por ter a validade vencida)
8 cogumelos frescos
2 abobrinhas
300g de smurfin-cheese
1 vidro de hellmans light, a verdadeira maionese azul
sal e tempero a gosto

Modo de preparo:
Tempere os smurfs, os cogumelos e as abobrinhas, pique em pedaços pequenos e cozinhe tudo junto em fogo brando, num caldeirão grande, até obter um caldo azulado. Apague o fogo e deixe descansar o tempo suficiente para você cantar "lá-lá-lálá-lálá" 47 vezes. Depois de fria, a mistura estará meio pastosa. Cuide para que nesse meio tempo o gato Cruel não meta as patas no caldeirão e faça a massa desandar.

Transfira a mistura para uma batedeira e vá acrescentando devagar o smurffin-cheese e a maionese, até obter uma massa homogênea. Despeje em uma assadeira redonda e leve ao forno por vinte minutos. Servir ainda quente. Se preferir, decore com uma smurfette, mas verifique antes se ela não está com nenhuma flor no cabelo

No comments: