Monday, June 11, 2007

:: PC - Ubuntu 7.04 ::

É isso aí, lá vou eu falar de Linux de novo. Lembram que no último post eu falei que ia tirar os Insigne Linux 4.0 das máquinas CCE? Então... tirei mesmo, botei pra arrepiar hehehehe. Ontem instalei o Ubuntu 7.04 em uma delas e hoje instalei na outra. Dá bem pra notar que é uma distribuição voltada para usuário final. Como? Ué, não vem com o servidor de SSH instalado hehehehe Então amanhã vou instalar o dito e depois ainda tenho que acertar o compartilhamento de impressora.

Ah, pra que SSH nessas estações? Ué, pra eu não precisar acessá-las fisicamente toda vez que tiver de atualizar/configurar alguma coisa né. Basta eu dar um SSH de casa e era isso. Pois é, maravilhas do mundo do Software Livre né ;)

Claro que eu prefiro mil vezes o meu bom e velho Slackware, mas vou dar uma chance ao Ubuntu. Vejamos o que os clientes do cyber vão achar. Até agora ninguém reclamou. Sabem como é 'usuário final', tendo acesso a Orkut, MSN, olhar fotos (e acrescentá-las no orkut) e digitar texto.. já ficam bem felizes.

[hacker mode]
E por falar em Linux, ontem consegui que o Software Livre ganhasse mais um ponto positivo ;) Ontem chegou um rapaz no cyber precisando baixar as fotos do celular dele (Motorola V3C) para gravar em um CD. Disse que já tinha passado por uns 3 ou 4 cybers (todos rodando windows) e ninguém tinha podido ajudá-lo. Bom... resolvi dar um tentiada né. Peguei o celular e o cabo USB que o cara trouxe, conectei no CCE (ainda rodando IL 4.0). Tentei acessá-lo como se fosse uma câmera digital, mas não rolou. Então dei uma pesquisada no google e facilmente achei um site que indicava usar o tal de bitpim para a tarefa ninja. Baixei o programa, instalei, carreguei o módulo do kernel e tchanan! consegui acessar o cel dele, baixei as fotos, mandei pro HD, na seqüência gravei em dois CDs pra ele e era isso :) Conquistei mais um cliente pro cyber e uns pontinhos pro Linux hehehehehe Ninguém tinha conseguido fazer a magia com windows... e eu consegui no Linux. E depois ainda dizem que Linux é ruim, é difícil. Aaaaah vão tomar no zóio da goiaba :D
[/hacker]

Era isso por enquanto. "Té a próchima"

1 comment:

Anonymous said...

Olá amigo, por acaso você tem um cyber que roda em ambiente linux?
O que os usuários acham disso?
Com relação a jogos?
Vc emula os mesmos no linux?
Se puder me mandar um mail respondendo, agradeço :P

raulsouzalima@hotmail.com