Saturday, June 09, 2007

:: It finally arrived ::

Caceta e planeta! Depois de ALGUNS dias de atraso... meu The Art of Deception chegou. Sim... lembram que eu comprei os três livros no mesmo dia (lá "dos USA")? Pois é, só faltava o livro acima chegar. A data limite para todos os livros chegarem era dia 30/05/2K7. Dia 19/05 o zezinho que me enviou o "TAOD" mandou um dizendo que o livro "já deveria estar chegando em minhas mãos". Daí dois dias atrás lembrei de mandar um email pro cara relatando o simples fato de que o livro não tinha chegado porra nenhuma (ok, não disse "porra nenhuma", anyway...). Daí no dia seguinte... TCHANAN!!! O tiozinho do SEDEX bate lá em casa com o "bagulho" na mão hahahaha. Bom, agora tenho mais um livro pra me ocupar nas horas desocupadas. Horas essas que estão cada vez mais raras aqui para os meus lados.

Mudando de assunto...

Lembram daqueles PCs da CCE que "caíram nas minhas mãos"? É, aqueles com aquela bela imundice de distribuição chamada Insigne Linux 4.0. Lembram né. Entonces... estou ainda mais decepcionado com as tais tranqueras. Não, por enquanto não tenho nada a reclamar do hardware, apenas da distribuição mesmo. Bom, pra encurtar a conversa hoje vou tirar aquelas porcarias de IL 4.0 e vou instalar o Ubuntu 7.04.

Não meus caros amigos. Não vou trair minha paixão pelo Slackware Linux. Mas como 99% das pessoas que vão usar esses PCs são usuários... como direi.... ah sim, usuários finais (pra não dizer usuário comum), ou seja... gente que ainda não tem experiência com Linux, então é melhor botar uma distribuição BEM USER FRIENDLY, concordam? Daí quem sabe... um dia esses mesmos usuários ficam "machões" e daí resolvem meter os peitos num Slackzinho :D (nesse ponto eu já fui machão "desde pequeno" ahahahahaha)

Só pra terem uma idéia, esta semana eu instalei uma VM (Virtual Machine) no meu Slackware. Então resolvi testar o tal Insigne Linux 5.0 que veio em um DVD junto com a última Linux Magazine. Pensei eu "Bom, se os caras já resolveram TODOS aqueles problemas que eu achei (e mais uns quantos achados depois), talvez valha a pena fazer o upgrade dessa distro naqueles PCs da CCE." Que mané upgrade o que! Instalei o tal IL 5.0 dentro da VM. Tudo bem, instalou. Maaaaaaas, só pra dar um exemplo, o ambiente gráfico não rodou dentro da VM. Culpa do meu santo Slackware? Não! Culpa da VM? Também não (explico o porquê depois). A questão é que a porcaria do IL 5.0 que eu testei não achava o driver de video da VM, então o Xorg não rodava nem a pau.

OK, peguei o CD do Ubuntu 7.04 com um aluno, chamei a VM, mandei instalar... beleza. Então mandei ver no teste do ambiente gráfico e... TCHANAN!!! rodou. Achou o driver da VM, etc, etc. Ou seja.. IL sucks mesmo.

Então hoje de tarde eu pretendo trocar a distro dos PCs. Ah sim... esses PCs estarão rodando em um Cyber. A idéia é ajudar a comunidade/sociedade a se livrar do pensamento fechado criado pela M$. Nesse ponto tenho certeza que o bart e o Lorn vão me apoiar :D Vejamos no que vai dar. Por enquanto o pessoal que foi lá usar os PCs não reclamou de nada. Tá certo que por enquanto só usaram o Firefox pra dar uma navegada, Orkutiada, etc. Vejamos o que vai rolar quando resolverem meter os dedos em digitação de texto e tal.

Bom... vamos nessa!

No comments: