Monday, July 30, 2007

:: Nokia 6070 and something else ::

Voltando à ativa...

Andei trocando de celular. Sim, de aparelho e de operadora também. Good bye Brasiltelecom, mother fuckers! Isso até me fez lembrar daquele velho post... daquela velha gravação deste que vos escreve descendo a lenha na bosta da BRT.

Bom, este cell agora tem câmera. Não, eu não "precisava" de um cell com câmera. Eu só queria um cell melhor que aquela bosta de Siemens C60 que eu tinha... e que de preferência tivesse toques mp3. Isso já me bastava. Mas... como veio com rádio FM e câmera junto... fazer o que né :D

Então eu queria passar umas poucas fotos que tirei do cell para o PC. Claro que a Nokia não manda o cabo junto né. Então... apelei pros camelôs. Comprei um tal cabo CA-70 e fui pra casa testar. Horas gastas em fuçação... várias pesquisadas aqui e ali... e descobri que o meu Nokia 6070 não suporta conexão com o PC através do cabo CA-70. OK, no outro dia fui no camelô e troquei o cabo CA-70 por um CA-42 (que diz no manual do cell ser compatível). Cheguei em casa, mais algumas horas de fuçação, instalei duas versões diferentes do Nokia PC Suite... instalei o bagulho do driver de cabo deles... e nada. Daí.. mais umas belas fuçadas no google e achei uma dica lá no forum do site do Clube do Hardware. Eu até tinha gravado a URL pra poder largar certinho como referência, mas sei lá porque a bosta não está funcionando.

Bom... a dica é a seguinte. Pra quem comprou um cabo CA-42 "made in Tabajara", ou seja... daqueles comprados no camelô e que obviamente não são originais da Nokia, o esquema é catar este arquivinho ninja aqui!

Descompacte a criança onde bem entender. Daí acesse o diretório 'ca-42\instale primeiro este\' e rode o executável que está lá. Depois conecte o cabo no PC (só o cabo no PC, não o cabo no celular). O Windows bixeira deve dizer que detectou o cabo e vai pedir pra instalar o driver. Então indique ao "Sr. Windows" para catar o driver no diretório 'ca-42\indique essa pasta\'. Feeeeeeeito! Agora é só rodar o Nokia PC Suite e conectar o cell no cabo (ou vice versa).

Minha nova aventura expedicionária é tentar acessar o cell via Linux. O driver do cabo eu já sei qual é (já vem no kernel do Linux 2.6); só falta catar um programa decente que acesse o "aparêio". Quando eu tiver novidades (boas de preferência) reporto aqui. Inclusive... se forem boas mesmo... escrevo um howto e posto na minha sessão de Linux e já mando pra Slackwarezine.

É nóis!

No comments: