Tuesday, August 12, 2014

:: USF4 no Steam - Por que está tão ruim? ::

Bom, como está havendo muita confusão na FGC brasileira quanto aos porquês do Ultra Street Fighter 4 estar com tantos problemas online no PC, resolvi tentar facilitar a vida da galera. Não, não sou um mestre/especialista/gênio no assunto, mas juntando informações que catei por aí, somadas ao meu conhecimento de redes (trabalho na área), creio que dá pra ajudar o pessoal.

Primeiro, um pequeno histórico. Até a metade deste ano, a galera do PC jogava SSF4 via GFWL (Games For Windows Live). Algumas pessoas tinham problemas pra jogar, muitas vezes causados por internet meia boca, roteamento complicado entre jogadores, etc. Mas NO GERAL, a experiência era boa. Alguns inclusive chegavam a dizer que jogar online no PC era melhor que na XBL (XBox Live).

Dois meses antes de sair o USF4 para PC, a Capcom migrou o SSF4 da GFWL para o Steam. Aí começaram as tempestades. Muita, mas MUITA GENTE sofrendo com lag nas partidas. Porém, alguns jogadores diziam não sofrer tanto o problema.

Semana passada um cara (poke133) da Romênia postou o resultado de uns testes que ele fez (http://www.reddit.com/r/SF4/comments/2d0idk/usf4_pc_netcode_is_100_bugged_heres_why_network/).

Traduzindo (pra galera que não manja a língua do Tio Sam) e resumindo:


  • Ele jogou online usando o SSF4 na GFWL (ainda achou gente no Ranked pra testar) e depois o USF4 no Steam.
  • No SSF4 (GFWL), quando o jogo acha lobbies de Ranked, ele manda alguns "pacotes de ping" pra testar a conexão entre o jogador e os hosts dos lobbies e PÁRA DE MANDAR PACOTES. Aí tu entra num lobby e ele pára de mandar esses pacotes.
  • No USF4 (Steam), o início é igual, porém mesmo depois de tu entrares num lobby, ele segue mandando pacotes para aqueles hosts que apareceram na lista de Ranked. E pior, ele segue mandando pacotes mesmo depois da luta já ter começado.
Bem, esse foi o "achado" do poke133. Isso vem de encontro a uma teoria que eu vinha formando mesmo antes de ter lido essas informações:

  1. Quem tem internet com upload acima de 1mbps, quase não sofre esse problema. E claro, quanto maior o upload do seu link (2mbps pra cima), aí o cara nem nota.
  2. Quem tem internet fedorenta com upload de 512kbps (são MUITOS NO BRASIL), não consegue jogar UMA PARTIDA SEQUER sem lag, quando se trata de Ranked match.
Claro que se um cara do caso #1 jogar contra um cara do caso #2, vai haver lag para ambos. Neguinho do caso #1 só não vai notar lag se jogar com gente na mesma situação.

Isso porque além dos pacotes que o jogo naturalmente envia de uma máquina pra outra durante a luta, ficam trafegando esses "pacotes de ping". Então quem tem upload pequeno, acaba tendo o link "entupido" mais facilmente. Numa analogia meio doida, é a diferença de tentar fazer 100 carros passarem por uma rua de mão única onde só passa um carro por vez, ou numa auto estrada de cinco pistas.

Então pessoal, não é culpa dos "servidores do Steam". O problema é o netcode ruim que a Capcom colocou no SSF4AE2014 e que é o mesmo no USF4. Essa situação só vai melhorar com a Capcom corrigindo esse netcode fuleiro, ou se todo mundo conseguir links de internet com upload acima de 1mbps (impossível no Brasil).

"ah mas então só nós Brasileiros xexelentos estamos sofrendo com isso..."

Não! Tem muito "gringo" reclamando disso no fórum do Steam e outros lugares (como o reddit).

Se alguém quiser contribuir com essa "tese", agradeço. Seja corrigindo alguma coisa que possa estar errada na minha visão do problema, seja adicionando infos... ou seja refutando completamente o que eu escrevi ;)

Espero ter ajudado um pouco.


P.S. - Antes que alguém se magoe, meu link de internet é um desses "fedorentos". Apesar de ter um link de 10mbps (download), a Oi/Velox só me dá 512kbps de upload. Logo... eu sofro como a maioria dos Brasileiros mortais.


Keep calm and Tatsumaki Gorasen!

5 comments:

Tulyp said...

Kenjiro, as unicas pessoas que reclaman do lag na steam sao as mesmas pessoas que ja eram barra amarela na gfwl, a steam nao pode fazer milagres se o cara nao tem uma net descente nem deveria comprar figting games pra jogar online,, pra mim o jogo é liso perfeito

Kenjiro said...

Tulyp, ajuda aí: quanto é o upload do teu link de internet?

Esqueci de colocar no post, mas por exemplo, tenho um amigo em Santos que tem link de 200mbps de download e bem mais do que 10mbps de upload.

Quando era na GFWL, eu SEMPRE joguei com ele SEM LAG. Agora, com a versão do Steam, dá lag SEMPRE.

O que mudou nos nossos links? Nada. Nas máquinas? Nada. Só mudou o game de GFWL pra Steam.

Veja bem, a culpa não é do Steam. A culpa é da Capcom que mudou o netcode do jogo quando migrou da GFWL pra Steam.

Veja bem², a própria capcom já admitiu que o jogo precisa ser consertado. Ou seja, não é maluquice minha ou de outros jogadores ;)

Badchrono said...

Kenjiro, gostei muito do texto, quero deixar a minha contribuição.

Eu tenho um razoável conhecimento de rede, vamos lá.

Sabendo que um ping por padrão é de 32 bytes "apenas para consulta simples" porém o pacote que o Street usa deve ser maior, nada muito superior ao padrão.

Uma internet como a sua tem 512 kbytes de upload, vamos supor que o pacote que o street utiliza tem um tamnho bem superior ao padrão chegando a ser 1024 bytes "se olhar a quantidade de informações que cabem neste pacote acho que é o suficiente para a troca de informações entre os jogadores, você possuindo 512 kbytes consegue de forma bem tranquila jogar.

O problema que eu continuo apontando é justamente o servidor onde está hospedado o Street.

Olhando o link abaixo.
http://steamstat.us/

Você percebe que existem servidores dedicados para alguns jogos e servidores em alguns países, não existindo um servidor na América do Sul, isso já mostra que qualquer ping tem que ir para o servidor mais próximo EUA e depois retornar.

Outro fato também é que pela quantidade normal de players online na steam no momento perto de 6kk, possivelmente não vai sobrar muita banda para se jogar online.

Não discordo da sua teoria, porém adiciono o problema do servidor longe ao fato dos lags aleatórios, o que não acontece muito nas madrugadas aqui do Brasil, justamente no momento onde tem um número inferior de jogadores na steam.

Tulyp said...

MINHA NET TEM 15 MEGA DOW,, E APENAS 1 MEGA DE UP

Kenjiro said...

Tulyp, aí está. Tu se encaixou no grupo "beleza, não está ruim", pois tem 1mbps de upload como eu teorizei. Sim, tem gentem com quem eu não conseguia jogar LEGAL mesmo na GFWL. Geralmente era problema de roteamento entre meu PC e o do cara (ex: Klizard, woodsbr e outros que moram bem longe).

Só que agora nem com quem eu sempre joguei sem problemas está dando pra jogar sem lag.

Badchrono, como eu disse lá no Facebook, não acredito que os servers do steam tenha alguma influência DEPOIS QUE A PARTIDA COMEÇOU. Antes, enquanto se está procurando salas e tal, até pode ser.

O principal deve ser o que o poke133 apontou: excesso de pacotes UDP no netcode da versão para Steam.