Thursday, November 21, 2013

:: Proximity Blocking OS ::

Negada, semana passada surgiu na FGC (Fighting Game Community) uma nova técnica no Super Street Fighter 4. Admito que não parei pra  ver quem foi o descobridor. Simplesmente, tão logo me foi possível, tentei executar a técnica.

Como ainda por cima num dos grupos sobre SF que participo tinha gente batendo boca, dizendo que isso não existia, que não era usável, bla bla bla.

Bom, o primeiro video que eu vi, mostrava o Gouken dando poke com c.LK (rasteira fraca); se o adversário tentava punir esse golpe, o Gouken executava o Kongoshin (counter) e acertava o caboclo. Depois vi outro video onde os caras usavam, como Option Select (OS), o Ultra de alguns personagens.

Buenas, tive pouco tempo treinando/tentando executar o que vi no primeiro video e já foi bem difícil de conseguir. O que dirá usar um Ultra como OS. Mas, apesar da técnica não ser tão trivial, com alguns dias de treino fica bem usável.

Bom, vamos ao video:



Para quem é novo no mundo do SF, o que o video tenta mostrar é o seguinte:


  • O Gouken executa um c.LK (rasteira fraca). Se o golpe não acertar, não faz nada na sequência.
  • Como o golpe não acerta (ele vaza ou "whiffa"), o adversário, se bem posicionado e tiver boa reação, pode punir acertando um golpe enquanto o Gouken está nos frames de recuperação (recovery). Essa punição é chamada de whiff punish.
  • Com esta técnica, o Gouken pode punir o whiff punish, executando o Kongoshin em OS (Option Select).
A técnica não é infalível, pois como meu video mostra, se o oponente executar o whiff punish no momento certo, ainda consegue acertar o Gouken nos frames iniciais do recovery.

Minha demonstração pode não estar 100%, pois acho que não deveria sair o Kongoshin quando o Gouken consegue acertar o Ryu com o c.LK.

Bom, era isso. Espero que seja útil pra mais gente. Pra mim foi ;)

No comments: