Wednesday, December 25, 2013

:: Fuja da Multilaser ::

NUNCA, NUNCA COMPRE ALGO DA MARCA MULTILASER!

É, já comecei o post em "fury mode" mesmo. Meu filho ganhou um Tablet Multilaser M7S de Natal. Ontem ligamos o aparelho, funcionou. Ele mexeu um pouco, mas como já era tarde e o tablet tinha pouca carga, eu disse pra ele desligar e colocamos pra carregar. Todos fomos dormir.

Hoje ele pegou o tablet, ligou e.... só ficou na tela um "ANDROID", como se estivesse carregando. Ficou assim por vários minutos, o que não é nada normal. Tentei desligar, religar, usar o botão de reset... NADA RESOLVIA.

Bom, fui pro site da Multilaser. Lá achei a orientação para fazer o upgrade do firmware. Baixei um arquivo de aproximadamente 1GB, descompactei e entre tantos arquivos, tinha um "atualização - sistema phoenixsuit.pdf" e um "Instruções para atualização.txt". Além disso tem o "PhoenixSuit_EN.msi", que é o software a ser instalado no Windows para fazer a atualização do firmware do tablet. Ambos o TXT e o PDF indica instalar o software PhoenixSuit em primeiro lugar. Fiz isso, tranquilo. Aí indicam mandar o software carregar a imagem do firmware a ser instalado no tablet, beleza. Então chegamos num ponto bem problemático. O TXT diz que pra ligar o tablet para a atualização devemos seguir os seguintes passos:

  1. Com o tablet desligado pressione e segure o “Vol – “ por 10s
  2. Com o botão “Vol –“ pressionado coloque o cabo USB no pc e no tablet e então pressione o Power 7x
  3. De Ok nas 2 janelas e aguarde a atualização ser concluída.
Já o PDF diz para:

  1. Pressionar e manter pressionado o botão Volume -
  2. Conectar o cabo USB com o Volume - ainda pressionado
  3. Pressionar o botão de ligar (power) 5 vezes
Tentei ambas as abordagens e nada acontecia. Tentei diversas vezes, pra ter certeza que não estava errando algo. Aí, como bom fuçado/geek/nerd dos infernos, resolvi mandar o software fazer a atualização assim mesmo. (Ah claro, notar que em nenhum momento o PhoenixSuit detectou o tablet)

Ao tentar forçar o upgrade, o software reclamou que não achou um dispositivo (óbvio, ele estava desligado, mesmo depois dos passos indicados pela Multilaser). Além disso, o software me indicou os seguintes passos:

  1. Com o tablet desligado, pressioinar QUALQUER BOTÃO, COM EXCEÇÃO DO BOTÃO DE POWER, e manter pressionado
  2. Conectar o cabo USB, com o tal botão ainda pressionado
  3. Pressionar o botão de Power pelo menos 10 vezes
Feito, com isso o software já começou o upgrade diretaço! Upgrade feito, desconectei o cabo USB e tentei ligar o tablet pelo método normal. Demorou um tempo (pois o tablet é ruim mesmo) e ligou. Então configurei a conta dele (do Google) novamente e feito.

Lição #1 - Nunca compre produtos da Multilaser
Lição #2 - Não confie nas instruções LIXO da Multilaser
Lição #3 - E agora, será que meu filho pode algum dia desligar o tablet novamente? Pois suponho que não haverá uma atualização de firmware tão cedo para esta bicheira né.

Outra hora eu tiro um tempo para fazer um video review comparando esse Multilaser M7S do meu filho e o Samsung Galaxy Tab3 que minha filha ganhou. Aham, eu sei que é covardia comparar os dois dispositivos. Respectivamente, é como comparar uma Kombi e um Camaro. Mas a ideia é mostrar porque comprar coisas de marcas duvidosas e de baixo custo podem CUSTAR CARO.

Feito, vou almoçar. Ninguém merece ter que fazer troubleshooting em pleno 25/12 né?

No comments: