Wednesday, September 01, 2010

:: DVD Player ::

:: DVD Players ::

Vejam só. A gente vai e compra um aparelho de DVD (DVD Player) que também toca/roda videos em DiVX, certo? É a 11ª (ônzima) maravilha do mundo. Eeeeba! Mas daí um dia descobre que não é tudo isso.
What the fuck?

Não sei o DVD player de vocês, mas lá em casa nós temos dois: um da Philips e um portátil da Normende que commpramos no Uruguai de presente pra minha filha. O bom desse portátil é que ele tem entrada USB, então dá pra espetar um pendrive ali e rodar os vídeos, sem precisar gastar DVDs pra isso. Porém esses nossos aparelhos têm uma limitação. Não rodam filmes em alta definição (HD). Ou seja, se tentar rodar um video que esteja em 720x480... pode esquecer, eles não aguentam. Ou eles simplesmente não conseguem carregar o filme, ou levam um tempão pra carregar, só que daí "só sai o audio". Legal né :(

A explicação deve ser simples: o processador que tem dentro desses aparelhos, que faz a descompressão/decodificação dos videos em DiVx não tem potência suficiente para fazer o serviço quando os videos estão em HD. E a gente acha que rolaria, visto que os filmes em um DVD-Video (DVD normal) estão em HD né. Só que os DVD-Video usam videos em MPEG2, não em DivX.

Então, crianças, aí está a explicação para o "problema". Na próxima compra de um dvd player que rode divx (se é que já não se vai pular direto pra um blueray player) prestem atenção nisso e vejam se conseguem testar rodar algum video DivX em HD ;)

6 comments:

Iuri Fiedoruk said...

Se tivesse perguntado a quem entende, eu já tinha te explicado tudo isso ;)
Eu tenho um script em PHP, que deve ser barbada de passar para bash-script se assim o desejar, que converte os vídeos para um formato que os leitores de DVD conseguem ler sem problema, se quiser.

E ultimamente tenho usado mais o meu PS2 para rodar os vídeos que o DVD player mesmo, pois com ele posso usar a USB.

Kenjiro said...

Aaaaah Muleke!

Obrigado Iuri. Mas não precisa mandar o script, pois eu tenho um também (em shell) que usa o mencoder pra fazer a conversão ;)

Só baixo um pouco a resolução e era isso, sem falar que daí eu já faço o mencoder imbutir as legendas no video. Pra que isso? Porque nossos dvd players deixam as legendas muito pequenas/finas quando se trata de ler um SRT :(

Iuri Fiedoruk said...

O meu faz tudo isso, também modifica o encoding de vídeo e audio (pq nem todo vídeo q tu baixar é divx/xvid com mp2/mp3), insere as legendas, extrai e insere legendas soft-coded em ogg e mkv, e trabalha em lote :D

Kenjiro said...

Sim, claro! O meu tb faz saravá em lote e conversão de codec. Ou seja, ele converte tudo pra DivX/XviD e era isso ;)

E o bom pra nós, galera do linux, é que podemos fazer isso tudo via um simples SSH né hehehehehe

Rafael said...

Normalmente o problema não é resolução, até porque 720x480 é resolução de DVD normal (NTSC).

Geralmente, o problema é a "quantidade de dados" que o DVD precisa decodificar, usa no máximo 1000 kbps pra vídeo e 128 kbps para audio que vai bem. Codificar em duas passadas também ajuda.

Meus DVDs LG e um Gradiente "toca tudo" véeeeeelho rodam/rodavam qualquer DivX que eu tivesse codificado. Nunca tive problema.

Kenjiro said...

Rafael, esse lance da quantidade de kbps (tanto video quanto audio) eu não tinha levado em consideração.

Vou fazer um teste outra hora mexendo nesses parâmetros.

Acontece que a maioria dos videos não fui eu quem codificou/ripou né. Mas veremos.