Friday, February 19, 2010

:: KDE-4.4.0 ::

OK, finalmente chegou a vez de eu falar do KDE-4.4.0. Lembram de tudo aquilo que eu falei sobre o Mac OS, no post anterior? Então...

Vamos primeiro aos pontos negativos:
  1. Não é tão bem integrado quanto o Mac OS é. Culpa do KDE? Não necessariamente, visto que esse "problema de falta de padronização" é algo que afeta o SO (Linux) em si. E eu coloquei entre aspas justamente porque essa falta de padronização é algo que a galera nerd/geek, os árduos defensores do software livre, tanto gostam. Do que estamos falando? Freedom! (Liberdade). Sim, liberdade de escolha. "Ah, eu não gosto da cara do KDE", ok, usa Gnome, XFCE, Fluxbox, etc, etc. Não gosta do KOffice? Usa [Open|BR]Office, etc. Mas do ponto de vista do usuário final, o Joe user como eu digo, isso é um empecilho sim;
  2. O sistema de busca do KDE melhorou muito, entretanto ainda fica devendo se comparado com o do Mac OS X ou do Windows Vista/7. Nesses dois últimos basta, por exemplo, estar com o gerenciador de arquivos (Finder no Mac, Windows Explorer no Windows) aberto, daí digitar uma string no campo de busca... e enquanto se está digitando ele já está procurando. No KDE não. O campo de busca também está ali no Dolphin (gerenciador de arquivos), só que ele só começa a procurar por alguma coisa após se pressionar ENTER (ou clicar no botão que inícia a busca). Mas já melhorou bastante. Ah sim, essa melhora no sistema de busca não é de agora, da versão 4.4.0, mas nela ele deu mais uma evoluidinha.
  3. Está um pouco mais pesadinho. No momento estou rodando kopete (IM), amarok (music player), skype, duas janelas do Dolphin, Google Chrome (com 4 abas)... e o sistema como um todo está consumindo pouco menos de 1.2 GB de RAM :D (quanto será que o Windows 7 consumiria pra rodar tudo isso né)
Agora os pontos positivos:
  1. Pra começo de conversa, eu acho o KDE-4 mais bonito que o Windows 7 e até mesmo que o Mac OS X. Sim, eu sei muito bem que o KDE-4 tem várias coisas inspiradas (copiadas?) no SO da Apple. Só que realmente eu acho o KDE-4 mais bonito. O gnome vem se inspirando no Mac OS X faz tempo, porém eu continuo achando que aquele, por usar GTK, deixa a desejar em termos de beleza. Mas tudo bem, gosto é gosto.
  2. Gostei bastante de terem alterado o modo como a seleção de widgets é feita. Não se abre mais uma janela para os escolher. Agora aparece uma "barra" acima/abaixo da barra de tarefas, com a lista de widgets na horizontal. Sem falar que agora dá pra colocar uns widgets direto na barra de tarefas (ou no painel em que a barra está).
  3. Sinceramente eu achei o KDE-4.4.0 mais rápido que o KDE-4.3.4 (último que eu havia testado), e está bem estável, pois não tive nenhum crash ou qualquer outro tipo de problema com ele.
  4. Não preciso dizer que eu posso deletar arquivos direto sem mandar pra lixeira; que eu posso recortar (mover) arquivos/pastas; que eu posso acessar servidores 'smb' ou 'sftp' direto pelo gerenciador de arquivos.... não preciso né? :P
Bom, pra que ficar gastando saliva ou pensando em como tirar as melhores screenshots se os caras fizeram uns videozinhos né:


Acho que os vídeos falam por si só né:


E como eu disse no post de adeus ao Mac OS, foi por causa dele (e da mudança de emprego/cidade) que eu demorei tanto para passar do KDE-4.3.4 para o 4.4.0. Assim sendo, deixei o pessoal do Bluewhite64 (a distribuição de Linux que eu uso) na mão, esperando pelos pacotes. Já está tudo pronto, agora. Só estou fazendo mais uns testes antes de realmente mandar pro repositório para que outros usuários testem também.

Bom, chega por hoje. Está quente, os mosquitos querem me fazer de janta e eu não estou afim de colaborar.

T+

No comments: