Tuesday, December 22, 2009

:: Yes, Mac OS X does work ::

OK, crianças, um post bem rapidinho só pra mostrar que eu ainda "vévo" e para dizer que sim, Mac OS X funciona mesmo em "PCs comuns". Tá, quem manja da coisa vai dizer "duh... qual a novidade?". Concordo! Mas como tem muita gente que simplesmente não manja nada disso... então... ;)

Já instalei Mac OS X - Leopard (10.5.8) no meu netbook e Mac OS X - Snow Leopard (10.6.2) no meu desktop. "Pra que isso? Já não está bom ter Windows e Linux rodando nessas porcarias?" Hmmmmmm bom, pra um "Joe User" (ou seja um usuário comunzão), realmente, ter mais de um SO instalado deve ser algo nababesco. Mas para um nerd/geek de plantão como eu, ter apenas um SO é chato pra cacete. Principalmente se esse SO for "fabricado" pela Microsoft. OK, a galera que está habituada (viciada?) com o Windows não dá o braço a torcer mas... vocês se sentem seguros usando windows? Confessem, vai! Mesmo com o antivirus mais foda instalado, com mais uns anti-spywares.. vocês se cagam de medo de ter senha do Orkut/MSN roubada né? Nem vou falar de senha do banco. Bom, quem usa window se nãos e preocupa com isso, é porque realmente está CAGANDO E ANDANDO.

Anyway, como já disse trocentas vezes aqui no blog, eu só uso Windows para games. Então uso linux para coisas sérias (trabalhar, ler emails, navegar, assistir filmes, etc). "Então que tu quer com Mac OS X?" Bom, se eu tenho maquina pra isso, custa eu testar o tal SO do tio Steve Jobs? Não né. Então... meti os beiços. A idéia era testar o SO pra ver se é bom (ou não), se é leve, os recursos, A SEGURANÇA (como SO para desktops), etc.

Buenas, até agora estou impressionado pois não o achei pesado (tá, eu tenho uma maquina bem "fortinha" como Desktop, mas no netbook também roda tranquilo, então...). Quanto à segurança... bom, só por ter um BSD (Unix like) por baixo do capô, já arranca com uma boa vantagem em relação ao SO do tio Bill Gates (ou agora seria do Steve Balmer, o demente mental?). Sem falar que em termos de preço... putz, é de chorar. Nos EUA a versão de atualização do Snow Leopard está custando US$29,00. Vai ver quanto sai algo semelhante vindo da M$.

Claro, daí alguém vai dizer "mas quanto custa um PC comum e quanto custa um Macintosh?" Realmente, a Apple fode mesmo é com o over pricing (preço exorbitante) do hardware dela. Se eles resolvessem vender um tanto mais barato, creio que venderiam como água (ok exagerei um pouco) e até realmente desbancariam a M$. Mas enquanto não fazem isso... fica essa coisa meio elitizada. No momento eu digo o seguinte sobre quem compra Macintosh:

1- Neguinho caga dinheiro e não está nem aí [OK];
2- Neguinho é trouxa e compra Mac só porque "dá status" [trouxa];
3- Ah, o cara REALMENTE precisa de um Mac por causa do trabalho (seja qual for o motivo que o obriga a fazer isso) [Digamos que OK]

Um outro motivo para testar o Mac OS é que, se um dia eu vier a me enquadrar no primeiro grupo, primeiramente eu iria querer saber se o SO presta. Tendo testado num "hackintosh", já largo com alguma vantagem ;)

Depois eu tiro umas fotos da dupla dinâmica (Batman & Robin?) rodando o dito SO.

Abraço!

7 comments:

Iuri Fiedoruk said...

Bueno, tá a fim de ser o builder de mac, do meu projeto de jogo open-source? :D

Kenjiro said...

Ué, bart, podemos fazer um testezinho ;)

Tu não tens atulizado aquele Wave sobre o projeto, tem?

Iuri Fiedoruk said...

Nops, não curto muito ficar em cima do wave. Novidades em: http://www.upperland.net/rockbot/ (tem rss caso tu use o google reader).

Tô preparando o beta3 que já vai ter build de ubuntu e playstation, tentei rodar o mac num vmware na minha máquina, mas não rolou, acho que eu preciso tá com o ubuntu 64.

Gilson said...

Bom, comprei um Macbook Pro e não me arrependo, não tenho dinheiro sobrando, nem comprei pra ter "status", vendi vários CD's, um notebook, canibalizei um desktop e juntei uma grana, paguei 3.400, hoje encontro o mesmo modelo por 3.054, um Macbook White está custando pouco mais de 2.600 com uma boa configuração, na verdade, fora o design unibody de aluminio o white ganha na questão HD pois possui 320 contra 160 do modelo que uso, já tive um Mac mini, vendi e justamente pra comprar o MBP, também uso rWindows apenas pra jogos, RE5, Modern Warfare 1 e 2, rodam na configuração Medium e no MW2 no high, isso que a placa de video é uma Geforce 9400M, o que mata sãos os malditos e abusivos impostos.

Kenjiro said...

Então me permita te fazer uma pergunta Gilson: Qual a vantagem de usar um MacBook Pro ao invés de um "notebook PC", sem levar em consideração o SO?

Não estou criticando, apenas querendo entender.

Gilson said...

Não levando em consideração o SO, eu acho a mesma coisa, só muda o design mesmo, as peças são as mesmas, poderia ter comprado um "notebook PC" por 1.000 reais a menos, mas preferi um Mac, se tivesse escolhido um Vaio pagaria o mesmo valor.

Kenjiro said...

OK, então teu interesse primário é o SO mesmo, certo?

Bom, eu to rodando o Mac OS num "hardware mais barato" (nem por isso menos confiável). Agora só falta eu comprar o Snow Leopard, visto que eu já vi que funciona e é bom. Mas ainda não decidi se vou largar o Linux como Desktop, pois como server é certo que eu não usaria o Mac OS ;)