Friday, August 07, 2009

:: Arora - Web Browser ::

Ueeepa, temos mais um browser pintando na área. É o Arora. Não vou discorrer sobre o projeto, bla bla bla. Quem quiser mais infos vá no site dos caras e leia.

Mas vou lançar aqui minhas impressões (estou usando ele desde ontem). Bom, primeiramente já digo de cara que consegui acessar o site do youtube sem problemas. Foi o primeiro "teste pesado" que eu pensei em fazer com ele. Daí lembrei de uma coisa que o Konqueror (que seria o navegador padrão do KDE) está me irritando quando tento usar: clicar no botão "more" lá no site do Twitter. No konqueror simplesmente ele fica pensando, pensando... e nada acontece. No Arora eu cliquei e simplesmente funcionou (como também acontece como Firefox). Então... um ponto extra para o Arora. Ah sim, ele é mais leve que o firefox (+1 ponto).

Entretanto ele leva "-1 ponto" (temporário) por não conseguir autenticar-se corretamente no site do Facebook. Tento autenticar... e ele pede de novo, e de novo, e de novo. Lendo nos bugreports do projeto, os caras dizem que o problema estaria na versão da QT. A qt-4.5.1 dá esse problema. Usando a qt-4.5.2 não daria.

Beleza, baixei a qt-4.5.2,compilei, instalei e testei. Realmente, com qt-4.5.2 eu consigo entrar no facebook via Arora. Jóia!

Jóia o caramba! Ao usar a qt-4.5.2 (vanilla), meus aplicativos do KDE perdem a "habilidade" de dar "copy/paste". Ah, que saco isso! O indicado pela galera do KDE (devs) é não usar a qt "vanilla", mas sim a qt-copy, que é uma versão cheia de patches e bug fixes que o pessoal do KDE disponibiliza. Bom, então neste momento Corusncat está compilando a última versão do kde-qt (novo nome do qt-copy), recém baixado via git. Daí vou testar se o Arora vai seguir funcionando legal e, maisimportante, é claro, se meus aplicativos do KDE poderão dar "copy/paste" novamente.

Não, eu não sou uma mula. Óbvio que neste exato momento estou rodando KDE-4.3.0 e qt-4.5.1. É mais importante eu poder dar Ctrl+c/Ctrl+v do que navegar pelo Arora.

Ah sim, este post foi escrito direto via Arora.

Então, quem quiser testar... mandem ver.

Mais informações assim que possível.

No comments: