Wednesday, July 01, 2009

:: About Journalism in Brazil ::

Este post é especial pra Ana Cristina e pra Thais. Bom... vejamos...

Quer dizer então que os "babacas de plantão" decidiram desregulamentar a profissão de Jornalista, certo? Interessante... quer dizer então que segundo o(s) sabichão(ões) "não é necessário ser formado em Jornalismo para escrever matérias"? Aham...

Bom, creio que a OAB (ou sei lá quem) entraria rapidinho na discussão (se já não entrou, perdoem minha ignorância neste ponto) se alguém dissesse algo como "não é necessário ser formado em Direito para ser advogado/juiz/promotor/whatever". Mas e não é mesmo? Bom, basta a criatura se prestar a ler vários e vários livros sobre o assunto, ler os códigos de legislação (muitos deles são do tempo do "Guaraná de rolha"), bla bla bla... e pronto, já pode sair por aí advogando, sendo Juiz e o escambal.

Ah, poooooooooor favor, vamos nos respeitar! Uma coisa é uma profissão como a minha (da área de TI) que AINDA não é regulamentada. Outra coisa é uma profissão que HÁ ANOS é regulamentada e daí, por sei lá que interesses escusos, os malandrinhos resolvem "cortar o barato" dos jornalistas.

Esse Brasil está uma merd@ federal mesmo. Um presidente biscate que só quer posar de gatinho, que DIZ não saber de nada e que ainda passa a mão na roubalheira que ocorre durante seu governo (sim, "Sr." Presidente, eu sei que a roubalheira já existia antes, mas nem por isso ela deve continuar né).

Chamem-me de louco, retardado, ou sei lá o que quiserem, mas pra ajeitar essa bost@ toda só com uma "ditadura temporária" mesmo. Daqueles em que um(ns) caboclos decentes tomam conta do "boteco", fazem uma faxina geral bem feita, manda pra rua ou prisão (se for o caso dá pra mandar matar também, que é o destino que político corrupto deveria ter) uns TANTOS, acerta tudo... e daí devolve pro povo via eleição. Mas claro... nesse meio tempo também teria que fazer uma legislação mais atual e DECENTE. Sugestões eu tenho muitas e aposto que pelo menos 99% delas seriam aprovadas pelo povo que leva tanto no tob@ por causa desses vagabundos, que agora resolveram aprontar essa pros Jornalistas.

Qual será a próxima?

4 comments:

Iuri said...

Nós já tivemos uma ditadura temporária, não faz muito tempo. E do que ela adiantou? Ela é que criou essas criaturas nojentas que se esgueiram por Brasília.
Lula, Dirceu, FHC, Collor, Delfin Neto... todos tem em comum o fato que que iniciaram a vida política na ditadura, alguns até a apoiavam, ou fizeram o nome em função dela.

E tu quer MAIS UMA?
No thanks!

O Brasil precisa é exatamente expor suas chagas e evoluir como democracia. Porque na europa e eua funciona a coisa? Porque eles já passaram por esse processo de amadurecimento. Nós estamos ainda engatinhando.

Anonymous said...

Houvesse regulamentação nos EUA, por exemplo, não haveria Watergate.

No mundo inteiro jornalista é quem trabalha com jornal. Só no Bra$il que era diferente. Nada mais justo se adequar à realidade do mundo (que, diga-se, pratica jornalismo muito melhor que nossos "autorizados").

Kenjiro said...

Iuri, o problema é justamente "como fazer essa ditadura e QUEM faria o serviço". Sei que não é algo facil. Digo que há necessidade da Ditadura Temporária (uma em que o(s) ditador(es) assumiriam por um curto período e soltariam o poder POR LIVRE E ESPONTÂNEA VONTADE) porque o povo brasileiro é muito quieto, não bota pressão como deveria botar.

Sim, sei bem no que deu a suposta "ditadura temporária" de Cuba, por exemplo. Tio Fidel disse que ia tomar o poder só o tempo necessário pra organizar a casa. Foda a bagunça lá hein! Durou quantos anos mesmo?

Realmente não é algo fácil de se organizar, mas se ninguém se coçar... sozinha é que a putaria não acaba :(

Ana Bittencourt said...

ô mana japa, valeu por "comprar" a causa como se fosse tua... tá feia a coisa pro nosso lado, mas ainda tenho esperanças... bjs