Wednesday, February 17, 2016

:: Arcade Modding - Hori Fighting Commander 4 + Mad Catz Soul Calibur 5 ::

EDIT: Só lembrei agora, mas este post deve ser AINDA MAIS INTERESSANTE para quem tem a versão de XBox360 desse controle né. Então sim, amiguinhos, este post deve ser muito útil para vocês!

Bom pessoal, vamos a um post que pode ser útil para vários gamers do meu Brasil varonil.

Com o lançamento do Street Fighter 5, nós temos duas opções: jogar no Playstation 4 ou no PC. Aí, quem tem um controle arcade para Playstation 3 fica pensando "putz, me ferrei! Vou ter que comprar um arcade novo?"

Não! A Capcom, desde que se começou a falar no desenvolvimento do SF5, dizia que os controles de PS3 serão suportados no game. Bom, passamos por vários betas do game e nada do tal suporte dar as caras.

Agora com o lançamento do jogo eles (Capcom) voltaram a repetir que vai ter suporte sim, porém vai precisar fazer o pareamento do controle arcade (de PS3) com um controle original do PS4. Então se formos conectar 2 controles arcade (ps3) no PS4, precisaremos de mais dois controles originais para o pareamento. Mas OK, é a opção mais barata. Vai ter input lag? Não sei!

Eu particularmente parti para uma outra opção: trocar a placa do meu arcade, colocando uma que seja nativamente compatível com PS4, pra não ter que passar por essa putaria de pareamento, bla bla bla. Além de que escolhi uma placa que tem menos input lag que a placa original do Mad Catz Soul Calibur 5.

Existem várias opções de PCB (placas) no mercado. Eu escolhi a seguinte:
  • Pegar um controle Hori Fighting Commander 4 (que vou abreviar para HFC4)
  • desmontar o controle pegar apenas a PCB dele
  • retirar a PCB original do arcade e colocar a do HFC4
Para isso eu contei com a ajuda de algumas pessoas:
  • Edy Arqueman e Walter Luiz, que fizeram um excelente vídeo explicando como fazer o mod.
  • Daniel Müller, que foi o técnico aqui da minha cidade responsável pela modificação no meu arcade, visto que não tenho soldador e nem habilidade com solda
Bom, abaixo está a foto do meu controle que até então era original (com exceção da arte do painel superior), o HFC4 que doou o órgão (PCB) e um cabo flat (IDE) que eu ia usar para conectar os botões e tal (acabei abortando essa ideia):



Video que demonstra como fazer:


O que o Daniel fez pra mim:
  1. Assim como no video, removeu a PCB de dentro do HFC4, raspou os contatos, etc
  2. Porém como o cabo do joystick (Sanwa JLF) que vem no Mad Catz Soul Calibur 5 é bem grandinho, então ele removeu o cabo dos direcionais do HFC4 (que estava soldado no PCB) e soldou as pontas do do cabo do JLF ali (local fácil de identificar pelo video acima)
  3. Não utilizamos o cabo flat que eu tinha levado. Aproveitamos os próprios fios originais de todos os botões
  4. Tivemos um probleminha com o botão PS, pois pelo que vimos ele faz contato direto numa outra PCB menor (vide primeira foto). Então o Daniel fez uma gambiarra. Embaixo do botão PS do meu arcade ele colocou um outro "botão", cujo os fios vão até o PCB do HFC4.
  5. Ah sim, eu pedi pro Daniel habilitar os 7º e 8º botões (que seriam o L1 e L2 do HFC4). Ele soldou os fios LARANJA e AMARELO na parte superior esquerda do HFC4 (vide foto abaixo)
Pra quem manja de solda e tal, é bem tranquilo fazer o serviço. Na pŕopria PCB do HFC4 tem as indicações de cada botão.

E abaixo o controle aberto por baixo mostrando como ficou:


Notem que a PCB (placa) ficou parafusada no "anteparo" de plástico/acrílico original do arcade.

"Aaaain, mas ficou feio..."

Sim, concordo que ficou feio. Teria ficado mais bonitinho instalado por baixo do plástico, sem os fios saltados pra fora. Mas eu escolhi assim pra facilitar minha vida e a do Daniel.

Facilitar a vida dele, porque eu não pedi pra ele acertar o chaveamento de PS3-PS4 no lado externo do controle (com certeza ele sabe fazer), porque eu tinha pressa; facilitar minha vida porque daí eu só preciso abrir o painel traseiro (ou inferior) do controle com uma chave philips, trocar o chaveamento e fechar de novo, caso eu queira usar o controle num PS3. Por default eu deixei chaveado pra PS4.

E assim nasceu meu Hori Catz Soul Fighting Calibur Commander 45. :P

Eu não tirei fotos ou filmei o  passo a passo, pois acredito que só o video do Edy e do Walter já está bom o suficiente.

Se alguém quiser tirar dúvidas sobre esse mod específico, pode entrar em contato comigo pelos comentários aqui no blog, pelo facebook, etc.

Abraço amiguinhos!


P.S. - Edy e Walter, nem eu e nem o Daniel tomamos cerveja durante a cirurgia e tudo correu bem

3 comments:

Unknown said...

opa tudo bom, gostaria de saber se é possivel fazer isso com um madcatz arcade xbox360 para um ps4 trocando o PCB...? VLW

Kenjiro said...

Esse teu arcade da madcatz pra xbox360, é qual modelo?

Em geral (até que me provem o contrário), qualquer controle arcade pode passar por esse mod aí que a gente fez.

Unknown said...

blz vlw