Thursday, April 03, 2014

:: Projeto Dojo ::

Bom, hoje dou início ao Dojo. É um projeto pessoal em que vou fazer vídeos com dicas e experimentações no game Super Street Fighter 4 Arcade Edition (futuramente será no Ultra Street Fighter 4). Pra que isso? Bom, as experimentações eu faço sozinho, sem gravação nem nada. Mas, nesse caso, apenas eu aprendo alguma coisa, certo? Fazendo os vídeos e colocando na Internet, mais gente pode se beneficiar desses testes.

"Ah, quer posar de top player e ensinar os outros é?"

Não! Sei muito bem que estou longe, beeeeem longe de ser um top player. Mas se apenas UMA PESSOA aprender alguma coisa com esse vídeo e melhorar seu gameplay, pra mim já está bom, terei alcançado o objetivo do projeto.

Claro que jogadores experientes não vão assistir meus vídeos (bom, talvez assistam pra dar risadas). A ideia é ajudar os novatos e talvez jogadores de nível intermediário. Sejam eles pessoas que só jogam casualmente ou que estão querendo evoluir pra jogar competitivamente.

Esse projeto surgiu da minha intenção de passar algumas dicas pra galera que joga comigo, offline, aqui em Alegrete. Mas como a gente não se encontra com muita frequência (é, o pessoal estuda, trabalha, tem família, etc), pensei em fazer uns vídeos pra deixar umas dicas que os interessados poderiam ver quando tivessem um tempo livre, e praticar/testar depois.

Pra que isso? Ué, para que eu e meus amigos consigamos subir nosso nível meio juntos. Não adianta uma pessoa descobrir/aprender coisas no game, subir seu nível, se os outros sobem mais devagar. Aí quando a galera se encontra pra jogar (sejam partidas casuais ou torneios), a desvantagem é muito grande. Sem falar que por não ter adversário à sua altura (ou melhores), o cara acaba estagnando ou crescendo muito devagar.

"Ah, ó aí, está se achando o bonzão da cidade"

Não, não mesmo. Acontece que, pelo que me consta, quem joga SF mais seguido somos eu e o Leonardo (um dos meus amigos). Então a gente treina, assiste videos, pesquisa aqui e ali com mais frequência que os outros. Então a tendência é que a gente melhore um pouco mais rápido que os outros. E justamente a ideia do projeto é ajudar o resto da galera a elevar o nível de jogo junto comigo. Se ficarem melhores que eu, MELHOR AINDA!

Bom, chega de bla bla bla. Aqui está o primeiro vídeo do Dojo. Ficou mais longo do que deveria, pois errei bastante coisa. Mas como não estou com tempo pra editar o video e cortar esses erros, foi como estava. Até mesmo pra ficar mais claro que EU NÃO ME ACHO TOP PLAYER NEM PORRA NENHUMA. Sou apenas mais um mirim tentando melhorar e que, naturalmente, erra muito durante o processo.

 


ERRATA:
1- Cometi alguns equívocos durante a gravação do vídeo acima. O Keoma, ELEJB e o Diogo confirmaram que dá sim para executar o segundo ataque do CoD "low" (ou seja, que acerta embaixo) e portanto tem que ser defendido low.
2- O que eu disse sobre o Abel ficar em desvantagem de -3, -9 e -35 frames quando defendemos o CoD, é quando ele faz o primeiro ataque e pára (-3f); faz o primeiro, faz o segundo ataque e pára (-9); faz os dois primeiros ataques, faz o terceiro e pára (-35). Se ele fizer todos os ataques em sequência, não temos todos esses frames de brecha para iniciar um contra-ataque.
3- Como o ELEJB me falou, o EX Tatsu do Gouken acerta o Abel entre o primeiro e segundo ataque do CoD não por ser rápido, pois ele tem 7f de startup (que é lento), mas sim por ter uma boa invencibilidade (do 1 ao 8f)

No comments: