Sunday, September 08, 2013

:: Efeito Borboleta e outras mirabolâncias ::

Meu amigo Rogério postou no blog dele sobre teorias mirabolantes que envolvem eventos, viagem no tempo e efeito borboleta. Inclusive citando personagens ilustres como Sheldon Cooper, Doc Brown e Lulu Santos.

Pois bem, quem nunca teve aquela vontade de voltar no tempo e desfazer uma burrada, ou simplesmente melhorar um pouco algo que fez, ou até mesmo fazer algo que, por um motivo ou outro, deixou de fazer? Duvido quem nunca pensou nisso pelo menos uma vez na vida. Eu já! Diversas vezes!

Mas então tão outro personagem ilustre a baila: "Hard to see the future is. Always in motion it is." ou "Difícil de ver é o futuro. Sempre em movimento ele está.

Quem disse isso? Ora, ninguém menos que o muito sábio Mestre Yoda.  (afinal em 800 anos de vida o cara aprende muita coisa né)

Se pararmos só um pouco para pensar, o que o baixinho orelhudo disse faz sentido. Se eu voltasse no tempo até o dia em que roubaram a minha BMX Goldstar (na minha infância) e impedisse esse evento. Será que essa mudança desencadearia alterações no meu presente (que é futuro daquela época)? Hoje, seria eu quem sou em termos de rumo na minha vida, talvez até mesmo em se falando de caráter? Não há como saber.

O que talvez fosse ideal para aqueles que sonham em voltar no tempo para alterar eventos, ou agir como acham que deveriam ter agido, seria uma máquina do tempo que além de permitir a viagem, ainda mostrasse os desdobramentos que essas alterações teriam. Mas, tal coisa não existe. Bom, pelo menos não que eu saiba.

Por esses e outros motivos já decidi que alterar o passado não seria bom. A não ser que não estivesse contente/satisfeito com minha vida atual.

Mas gostaria de ter acesso a uma máquina que me permitisse viajar no tempo (passado) para averiguar se eventos, tidos como verdadeiros, realmente ocorreram. Mas isso é papo para outro post.

E aí Rogério?

1 comment:

Rogerio said...

Bahhhh, tinha esquecido deste outro digníssimo conhecedor das questões filosóficas.

Grande sábio! Bom, não é por nada que é Mestre Jedi... ;)

Particularmente acho que se pudesses evitar o evento do roubo da tua bicicleta terias grandes chances de ser hoje um renomado esportista na área "bicicletística", mas como somos mais "fuçadores estruturais" acho que as chances seriam maiores de ter uma oficina de reparos. ;)

Hehehehehe

Abraços...