Sunday, March 25, 2012

:: Gimp's Resynthesize x Photoshop's Fill (Content Aware) ::

Bom, dois amigos meus (Rain_1 e MissFatal) me falaram de uma feature do Adobe Photoshop CS5: Content Aware Fill.

Testei a tal feature e impressionei-me! Então pensei "Será que não tem algo do gênero no GIMP?" (software de edição de imagens que é Free Software). Numa simples pesquisa por "gimp autofill photoshop" no Google já me deu a informação que eu queria. Quer dizer, veio até mais que isso. Descobri que o GIMP tem essa feature a sua disposição há mais tempo que o Photoshop. Segundo uns dizem, 2 anos antes da Adobe lançar isso em seu produto, o mundo do Free Software já tinha um plugin que faz isso: Resynthesize.

Baixei o tal plugin e instalei no GIMP. Onde baixar, como instalar, está fora do escopo deste post. Apenas resolvi testar o plugin. Fiz o teste com uma imagem que catei na Internet, a mesma que usei quando testei o Photoshop. Resultado final? Excelente. Eu diria que foi o mesmo. Então peguei uma imagem mais punk. O resultado final não foi lá dos melhores, mas naquela hora me pareceu melhor que o resultado no Photoshop (mesma imagem).

Então hoje resolvi botar os dois à prova. Baixei outras imagens para testar em ambos: cronometrar o tempo de execução e comparar resultado final.

O teste:



  • Hardware utilizado - Intel Core 2 Quad (Q6600) @2.4Ghz, 8GB de RAM (DDR2 800Mhz), ATI Radeon HD 5850 (1GB de memória)
  • Software utilizado - Windows 7 Ultimate 64bits, Adobe Photoshop CS5 e Slackware Linux 64bits, Gimp-2.6.11 e Resynthesize-0.16
  • As imagens utilizadas no teste não foram redimensionadas. Apenas gerei uma máscara (mask) em torno das partes da imagem que eu queria remover. Salvei essa máscara em um outro canal de modo que a mesma máscara pudesse ser usada no Gimp e no Photoshop. As imagens originais foram salvas, com a máscara, em um arquivo do tipo PSD (pois primeiro fiz o teste no Gimp), para que o Photoshop pudesse abrir depois.
Primeira coisa a ser dita: É mais lento o processo de chegar até a tal função/feature no Gimp do que no Photoshop. Vejam só os passos após a seleção estar feita:

Gimp:
  1. Clique com o botão direito na imagem
  2. Selecione Filters
  3. Selecione Map
  4. Selecione Resynthesize
  5. Clique em OK
Photoshop:
  1. Clique com o botão direito na imagem
  2. Selecione Fill
  3. Clique em OK
Não preciso explicar muito a diferença de um pro outro até aqui, certo?

Resultado dos testes:

Imagem 1
Gimp = 9.78s

Photoshop = 1.74s

Imagem 2

Gimp = 7.25s

Photoshop = 1.36s

Imagem 3

Gimp = 14.38s

Photoshop = 1.82s

Imagem 4

Gimp = 0.65s

Photoshop = 0.62s

Imagem 5

Gimp = 7.04s

Photoshop = 1.27s

Na real tinha mais uma imagem, e que agora eu me dei conta que esqueci de testar no Photoshop, mas creio que os testes já são bem conclusivos ;)

Primeira coisa a ser notado, óbvio, é a diferença de tempo de execução dos processos em ambos os softwares. Na sequência o resultado final. Engraçado é que em imagens com balão, o resultado é muito semelhante (já testei em três imagens diferentes) ahahahaha

MINHA CONCLUSÃO levando em conta esta feature/função:

Se você trabalha com edição de imagens e precisa de um software com excelente resultado e que não gaste muito tempo, então convém gastar a grana necessária para ter o Adobe Photoshop e o Windows/MacOS.

Se você, como eu, não precisa editar várias e várias fotos em pouco tempo; não trabalha profissionalmente com imagens e não quer/pode gastar dinheiro com o software, então vá de Gimp+Resynthesize. (lembrando que há gimp para Linux, Windows, MacOS e que ele é Free Software)

Não vou entrar na discussão de "ah, mas os caras da Adobe ganham pra desenvolver esse tipo de coisa, por isso é mais otimizado" ou "ah, aposto que os caras da Adobe copiaram a idéia do(s) cara(s) que desenvolveu(ram) o Resynthesize". Não pesquisei a fundo para ter melhores informações. Só sei que os resultados estão aí.

O Resynthesize pode ficar tão bom quanto o Content Aware da Adobe? Claro que sim! Quando/como isso vai acontecer, daí não sei ;)

Era isso!

3 comments:

Iuri said...

Ó, finalmente algo importante no blog do Kj! Chega de sf4, ahahaha.
Bom, aos fatos: uso o gimp direto, para edição de imagens bitmap e de arte do rockbot, e ele quebra bem o galho, mas a UI dele é terrível.
E o que tem a ver UI com plugins específicos seu Iuri mala?

Simples, algumas coisas ficam tão escondidas ou complexas nessa UI horrível do gimp, que a maioria das pessoas nem as conhece ou usa. P.ex, esses tempos aprendi como fazer um bright-spot (luzinha de cor com degradê progressivo em relação ao centro), e um m~es depois fui fazer... e já não lembrava nem conseguia achar como, mesmo pesquisando na internet!!

Se um dia fizerem um gimp com uma UI decente, vai matar a pau, mas até lá, só para quem realmente não tem dinheiro para pagar com um photoshop0es.

Kenjiro said...

Uma coisa que acabei esquecendo de falar no post é que o Resynthesize, ao contrário do Content Aware Fill do Photoshop, tem uma aba onde o cara pode mexer em valores (através de sliders) para melhorar/piorar o resultado final.

Claro que isso não melhora o desempenho em termos de tempo que ele vai levar para executar, mas melhora o resultado final.

Porém para o meu teste tentei ser imparcial e usei o Resynthesize com valores default. Erá só abrir o plugin e clicar em OK.

Iuri, gosto do Gimp. Para o meu uso normal (que é pouco) quebra bem o galho. Mas concordo contigo que a interface geralmente atrapalha bastante. Seguindo o teu exemplo, dá uma olhada na minha sessão "Galery". Olha uma imagem que eu fiz que tem escrito "Force Academy". Fiz há anos no Gimp. Uns meses depois quis usar efeitos semelhantes em outra imagem (para outro Wallpaper) e não achei como eu fiz AHAHAHAHA

Kenjiro said...

Opa, mas o fator custo pesa também hein. Não é qualquer Kenjiro ou Iuri que tem algo em torno de US$500.00 (ou R$2.000,00) no Photoshop. Esses preços são da Amazon (dolar) e um outro site brasileiro aí (reais).

Claro que aqui estou sendo legal e bonzinho e estou visualizando um "mundo cor de rosa" onde as pessoas não usam pirataria :P