Sunday, January 31, 2010

:: Alegrete - Part 1 ::

Bom, finalmente nos mudamos para "Alegrete city". A viagem foi tranquila, porém um pouco cansativa. Daí chegamos, descarregamos o carro (a mudança tinha vindo dois dias antes), ajeitamos algumas poucas coisas e… lunch time.

"Mas 'segura o tchau'! E quais foram tuas primeiras impressões sobre a cidade?" OK, falha minha. À primeira vista é uma cidade antiga, como já haviam me dito. Todas, todas as ruas pelas quais passei estão com o asfalto judiado. Sabe aquelas ruas que a prefeitura só vai remendando, remendando, remendando… e que daí fica cheia calombinhos aqui e ali? Então, exatamente isso. Sabe o que me faz lembrar? Cruz Alta. É, do que me lembro da cidade (última vez que estive lá foi em 2004) o asfalto continuava assim, judiado. Mas em contraste com Cruz Alta, vi duas praças/parques da cidade que são muito bonitas e bem cuidadas. Falo da praça do centro da cidade, próxima ao calçadão, e da "Praça dos Patinhos" (acho que é assim que chamam), aquela praça com os chafarizes. As crianças adoraram. E antes que alguém em peça para comparar com Santa Maria, é bom parar por aí. É basicamente a mesma coisa que querer comparar SM com Porto Alegre.

Mas voltando à hora do almoço, fomos matar a fome num restaurante chamado… Capri. Muito boa a comida e, aqui um ponto positivo se comparado a SM, o buffet livre sai por R$12,00. Outra "coisa" que me chamou atenção no tal restaurante foi a moça que estava pesando os pratos/marmitex servidos. Sério… PENSE NUMA GURIA BONITA! (Hallen, tu devias ter visto) Sinceramente não sei o que ela está fazendo ali. Devia se inscrever para o Miss Brasil. Ganhava de cara, tipo… "WO". ahahahaha

De tarde rolou mais arrumação do AP, desencaixotamento de coisas, etc, etc… aquela "putaria" que só quem já fez mudança sabe como é. A patroa tinha me dito que Coruscant não poderia ficar na minha mesa, pois ela é muito grande pra sala onde o PC ficaria. Realmente, pra colocar próxima à parede que ela tinha pensado (porque tinha tomada elétrica e de telefone) não daria. Só que a mesa dela é pequena demais para toda minha tralha matrixística/tecnológica. Então, o lance é repensar a estrutura. Como ela resolveu montar o PC dela na Batcave (sala do PC), minha mesa ficou exatamente onde foi descarregada do caminhão da mudança, só terei que mudar a tomada que tem perto dela e passar um UTP (cabo de rede) em volta do marco da porta para chegar no roteador WiFi que ficará acima da mesa da patroa.

O apartamento é legal, de um tamanho bom pra nossa família e geograficamente bem localizado, pois fica perto do centro e com fácil acesso para eu ir trabalhar. Já estou planejando usar mais a bike do que usava em SM. Claro, se o calorão que está fazendo hoje (sábado, 30/jan/2K10) não seguir se apresentando.

Ahm? Internet? Ah pois é! Vejam bem… uma noite antes de zarpar para cá eu liguei para a Oi (é, infelizmente não tem GVT aqui em Alegrete, então tive que voltar às garras da Brasiltelecu/Tchau) e solicitei linha de telefone+ADSL. Notar que a moça que me atendeu disse que POR ENQUANTO o limite de velocidade da ADSL aqui é de 1mbps. Que bela rebaixada hei? De 10mbps da GVT para 1mbps da Oi. FODA! Sem falar que vou pagar apenas R$10,00 a menos por um serviço 10x mais lento e 10x pior. Bom, pelo menos quando era Brasiltelecom o serviço sempre foi uma bosta (Ibirubá e Santa Maria). Buenas, esse lance de pedir a linha foi na quarta-feira. Hoje já é sábado e nada ainda. Tudo bem que a atendente disse que leva ATÉ 5 dias. Em SM quando eu pedi a linha da GVT deram-me um prazo semelhante, mas 1 ou 2 dias depois estava tudo bombando. Ah sim, e ela disse que DEPOIS que instalassem a linha teria ATÉ mais 7 dias para habilitarem a ADSL. Ê Oi, hein!

Assim sendo, o acesso à internet que tenho no momento é graças à cagada da CS Computadores (vide post anterior). Então acesso via netbook, leio/posto/whatever, mas como ainda tenho que me habituar ao teclado do dito cujo (já estava ninja no netbook antigo), então digito os posts no TextEdit (Mac OS X) em Coruscant. Viva o pendrive/usb stick/thumb drive/whatever.

Buenas, no exato momento em que digito isto aqui está um calor da porra em Alegrete. E dizer que a primeira noite me iludiu bonito hein? Estava tão "fresquinho" o ar que até me cobri com lençol. Ah sim, hoje resolvemos dar uma chegada em Rivera. Não, não fizemos muambagem "heavy metal" (da pesada). Compramos apenas dois ventiladores, um DVD portátil pra baixinha (o que agora deve render menos incomodação nas viagens), dois sacões de batata frita e uma lanterna hehehehehe "Porra, mas e vale a pena ir a Rivera pra comprar só isso?" Bom…. o preço do ventilador lá estava 1/4 do preço aqui de Alegrete. O preço que paguei pelo DVD portátil (que toca mp3, mp4, DivX, tem porta USB e JÁ VEIO COM O CABO PRA LIGAR NO ACENDEDOR DO CARRO) foi mais ou menos a metade do preço que minha irmã pagou em Santa Maria. So... you do the math. Estamos todos cansadaços, até por causa do calor. O baixinho já capotou. Todos já tomaram o segundo banho após chegarmos da viagem… então agora eu é que vou "nanar".

Boa noite, amanhã cato tempo pra escrever mais um pouco. Isso deverá ocorrer depois de eu colocar a cortina aqui na Hall of Justice (sim, como agora já tem mais de um PC não é mais Batcave), uns aéreos e sei lá mais o que teremos pra fazer.

Fuiz!

:: New netbook ::

Postzinho meio rápido só pra contar as peripécias em torno do meu netbook. Não lembro se contei aqui no blog, mas meu netbook antigo (um Positivo Mobo 1050) estava funcionando muito bem, até o dia em que o botão esquerdo do touchpad começou de viadagem. Hora funcionava, hora não. Depois de uns dias nessa frescura ele simplesmente parou de funcionar (o botão). Levei na autorizada, checaram e... peça problemática. Disseram que teriam de pedir peça nova, mas que isso poderia levar até 30 dias. Eu disse que não tinha stress e me deixaram levar o netbook comigo, pra seguir usando e tal.

Passados 30 dias eu liguei pra assistência (CS Computadores, em Santa Maria). Resposta que obtive? "A peça ainda não chegou da Positivo". OK, resolvi esperar mais um pouco, mas... enviei um email para a Positivo reclamando da demora. Passados 60dias liguei pra CS, deram a mesma resposta, disseram que não podiam fazer nada, que dependiam da peça chegar. OK, desta vez eu LIGUEI pra Positivo. Quem me atendeu disse que iriam verificar o que estaria ocorrendo. Mas de antemão a atendente me disse que como já tinha passado do prazo de 30 dias, eu teria direito à troca do equipamento (por um novo) ou o dinheiro de volta. Eu disse que não queria causar tumulto. Só precisava da peça, pois todo o resto do netbook estava ok. Passados mais uns 10 dias uma moça da Positivo me ligou. Disse que haviam verificado a situação e que NÃO CONSTAVA NENHUM pedido de peça por parte da autorizada (CS Computadores). Disse que ligaram pra CS e solicitaram que achassem o email (ou o que quer que fosse) comprovando tal solicitação. Resultado? Não acharam porra nenhuma! Então a Positivo NOTIFICOU a CS e disse que estariam enviando um netbook novo. Ela pediu que eu tivesse um pouco de paciência, pois poderia levar de 30 a 40 dias para o novo netbook chegar. Bom, quem esperou 60 dias por uma peça pode esperar mais 1 mês por um netbook novo né?

Pouco depois de fechar os 30 dias... a CS me ligou avisando que o brinquedo novo estava lá. Beleza, no dia seguinte fui lá. Já tinha feito o backup de uns poucos arquivos do netbook (que então estava rodando Mac OS X - Leopard 10.5.8). Peguei a caixa do novo e a guria já queria dar por resolvido o problema. Mas eu resolvi ler o que dizia no exterior da caixa. Uma coisa me chamou atenção de cara: 1GB de RAM. Eeeeeeeeeeeeeeepa! Meu netbook antigo tinha 2GB (veio assim da loja). Eu disse que tinha que verificar essa informação, ou seja, ligar o netbook e deixar contar a memória ou entrar no windows xp (blergh) e ver. Sim, pois o meu netbook antigo também dizia "1GB de RAM" na caixa, mas tinha 2GB. Liguei e... 1GB. Putz, cagou! A guria perguntou "Está ok então?" e já veio com a nota e uma caneta pra eu assinar. Daí eu disse que não e expliquei o porquê. Putz, tinha que ver a cara dela ahahaha Do tipo "Puta paga? E agora, como é que eu faço?" (vide Bátima Feira da Fruta). Como eu já previa uma demora animal por parte da Positivo pra resolver a treta eu sugeri que poderiam tirar os 2GB do meu netbook velho e botar no novo. Falaram com a gerente, que falou com o técnico e... sim, podiam fazer. Só que demoraria, pois estavam com a bancada cheia bla bla bla. Ficaria para segunda-feira (era um sábado). Eu disse que não tinha problema. Na real, minutos depois, já indo pra casa, eu me dei conta que poderia ter dito "Pra segunda-feira o cacete! Esperei 3 meses pra resolverem o meu problema, arrumem esta porra agora mesmo!" Mas já tinha dito "OK" e estava há uma quadra de casa (e com a dupla dinâmica aloprando dentro do carro).

Segunda-feira ligo pra CS e pergunto pelo netbook (já estava pronto pra ir la buscar). "Ah ainda não ficou pronto, pois o técnico não venho de manhã..." Ai ai ai, Santa paciência, Batman! Aí sim eu larguei os cachorros na guria (espero que não tenha sido na morena linda que tem lá (por sinal acho que é a única coisa que preste na CS ahahahha) e disse que precisava dele pronto AINDA DE MANHÃ. Meia hora depois ela me retorna a ligação dizendo que ficaria pronto às 11:15 :P No final das contas me enrolei com o lance de checagem do carro no mecânico então só pude ir buscar o netbook às 14:30. OK, verifiquei e estava mesmo com 2GB. OK, assinei a tal nota, agradeci e zarpei de lá.

Primeiras impressões do netbook novo (agora um Mobo 2055):

1- a tela agora é de 10.2" (antes era 10")
2- o HD é de 160GB (antes era de 120GB)
3- tem modem 3G embutido (antes não tinha)
4- veio com um chip 3G da Vivo, com uma promoção de 90 dias grátis para testar

(Mas é claro que eu só reclamei dos 2GB que o anterior tinha :D digamos que é minha compensação pelos 3 meses de espera né)

Coisas que não gostei:

1- O botão de power agora é do tipo "slide". Tem que puxar pro lado e segurar um tempinho. PODRE
2- Olhei no manual e não achei como desabilitar o touchpad (no antigo era Fn+F3, se não me engano), para que o ponteiro do mouse não fique atrapalhando quando o cara está digitando (clicando em lugares indevidos sem querer)
3- O layout do teclado é ABNT-2, mas a tecla de " e ' fica ao lado do F1, o que é escroto. Fora que o Shift da direita fica lá perto das setas e que a tecla / e ? agora tenho que acionar com o dedo "anelar/anular", ao invés do mínimo/minguinho/mindinho. A barra de espaço não é tão responsiva quanto a outra, tenho que apertar com um pouco mais de força.

Quero só ver se o Mac OS X vai funcionar nesta criança. Ainda não tive tempo de pesquisar se rola sem muito stress, como foi o caso do Mobo 1050. Bom, mas o Slackware deve funcionar flawlessly. Sim, a burusketa ainda está com Windows XP rodando. Não posso correr o risco de ficar sem o 3G por enquanto. Depois que eu tiver internet em casa (vide o próximo post), aí sim posso começar a fazer experiências esquizofrênicas com o netbook.

Entonces, por enquanto é isso. Depois reporto mais problemas do netbook ou sucessos com Linux/Mac OS no dito cujo.

T+