Sunday, January 31, 2010

:: New netbook ::

Postzinho meio rápido só pra contar as peripécias em torno do meu netbook. Não lembro se contei aqui no blog, mas meu netbook antigo (um Positivo Mobo 1050) estava funcionando muito bem, até o dia em que o botão esquerdo do touchpad começou de viadagem. Hora funcionava, hora não. Depois de uns dias nessa frescura ele simplesmente parou de funcionar (o botão). Levei na autorizada, checaram e... peça problemática. Disseram que teriam de pedir peça nova, mas que isso poderia levar até 30 dias. Eu disse que não tinha stress e me deixaram levar o netbook comigo, pra seguir usando e tal.

Passados 30 dias eu liguei pra assistência (CS Computadores, em Santa Maria). Resposta que obtive? "A peça ainda não chegou da Positivo". OK, resolvi esperar mais um pouco, mas... enviei um email para a Positivo reclamando da demora. Passados 60dias liguei pra CS, deram a mesma resposta, disseram que não podiam fazer nada, que dependiam da peça chegar. OK, desta vez eu LIGUEI pra Positivo. Quem me atendeu disse que iriam verificar o que estaria ocorrendo. Mas de antemão a atendente me disse que como já tinha passado do prazo de 30 dias, eu teria direito à troca do equipamento (por um novo) ou o dinheiro de volta. Eu disse que não queria causar tumulto. Só precisava da peça, pois todo o resto do netbook estava ok. Passados mais uns 10 dias uma moça da Positivo me ligou. Disse que haviam verificado a situação e que NÃO CONSTAVA NENHUM pedido de peça por parte da autorizada (CS Computadores). Disse que ligaram pra CS e solicitaram que achassem o email (ou o que quer que fosse) comprovando tal solicitação. Resultado? Não acharam porra nenhuma! Então a Positivo NOTIFICOU a CS e disse que estariam enviando um netbook novo. Ela pediu que eu tivesse um pouco de paciência, pois poderia levar de 30 a 40 dias para o novo netbook chegar. Bom, quem esperou 60 dias por uma peça pode esperar mais 1 mês por um netbook novo né?

Pouco depois de fechar os 30 dias... a CS me ligou avisando que o brinquedo novo estava lá. Beleza, no dia seguinte fui lá. Já tinha feito o backup de uns poucos arquivos do netbook (que então estava rodando Mac OS X - Leopard 10.5.8). Peguei a caixa do novo e a guria já queria dar por resolvido o problema. Mas eu resolvi ler o que dizia no exterior da caixa. Uma coisa me chamou atenção de cara: 1GB de RAM. Eeeeeeeeeeeeeeepa! Meu netbook antigo tinha 2GB (veio assim da loja). Eu disse que tinha que verificar essa informação, ou seja, ligar o netbook e deixar contar a memória ou entrar no windows xp (blergh) e ver. Sim, pois o meu netbook antigo também dizia "1GB de RAM" na caixa, mas tinha 2GB. Liguei e... 1GB. Putz, cagou! A guria perguntou "Está ok então?" e já veio com a nota e uma caneta pra eu assinar. Daí eu disse que não e expliquei o porquê. Putz, tinha que ver a cara dela ahahaha Do tipo "Puta paga? E agora, como é que eu faço?" (vide Bátima Feira da Fruta). Como eu já previa uma demora animal por parte da Positivo pra resolver a treta eu sugeri que poderiam tirar os 2GB do meu netbook velho e botar no novo. Falaram com a gerente, que falou com o técnico e... sim, podiam fazer. Só que demoraria, pois estavam com a bancada cheia bla bla bla. Ficaria para segunda-feira (era um sábado). Eu disse que não tinha problema. Na real, minutos depois, já indo pra casa, eu me dei conta que poderia ter dito "Pra segunda-feira o cacete! Esperei 3 meses pra resolverem o meu problema, arrumem esta porra agora mesmo!" Mas já tinha dito "OK" e estava há uma quadra de casa (e com a dupla dinâmica aloprando dentro do carro).

Segunda-feira ligo pra CS e pergunto pelo netbook (já estava pronto pra ir la buscar). "Ah ainda não ficou pronto, pois o técnico não venho de manhã..." Ai ai ai, Santa paciência, Batman! Aí sim eu larguei os cachorros na guria (espero que não tenha sido na morena linda que tem lá (por sinal acho que é a única coisa que preste na CS ahahahha) e disse que precisava dele pronto AINDA DE MANHÃ. Meia hora depois ela me retorna a ligação dizendo que ficaria pronto às 11:15 :P No final das contas me enrolei com o lance de checagem do carro no mecânico então só pude ir buscar o netbook às 14:30. OK, verifiquei e estava mesmo com 2GB. OK, assinei a tal nota, agradeci e zarpei de lá.

Primeiras impressões do netbook novo (agora um Mobo 2055):

1- a tela agora é de 10.2" (antes era 10")
2- o HD é de 160GB (antes era de 120GB)
3- tem modem 3G embutido (antes não tinha)
4- veio com um chip 3G da Vivo, com uma promoção de 90 dias grátis para testar

(Mas é claro que eu só reclamei dos 2GB que o anterior tinha :D digamos que é minha compensação pelos 3 meses de espera né)

Coisas que não gostei:

1- O botão de power agora é do tipo "slide". Tem que puxar pro lado e segurar um tempinho. PODRE
2- Olhei no manual e não achei como desabilitar o touchpad (no antigo era Fn+F3, se não me engano), para que o ponteiro do mouse não fique atrapalhando quando o cara está digitando (clicando em lugares indevidos sem querer)
3- O layout do teclado é ABNT-2, mas a tecla de " e ' fica ao lado do F1, o que é escroto. Fora que o Shift da direita fica lá perto das setas e que a tecla / e ? agora tenho que acionar com o dedo "anelar/anular", ao invés do mínimo/minguinho/mindinho. A barra de espaço não é tão responsiva quanto a outra, tenho que apertar com um pouco mais de força.

Quero só ver se o Mac OS X vai funcionar nesta criança. Ainda não tive tempo de pesquisar se rola sem muito stress, como foi o caso do Mobo 1050. Bom, mas o Slackware deve funcionar flawlessly. Sim, a burusketa ainda está com Windows XP rodando. Não posso correr o risco de ficar sem o 3G por enquanto. Depois que eu tiver internet em casa (vide o próximo post), aí sim posso começar a fazer experiências esquizofrênicas com o netbook.

Entonces, por enquanto é isso. Depois reporto mais problemas do netbook ou sucessos com Linux/Mac OS no dito cujo.

T+

4 comments:

Iuri Fiedoruk said...

Bah, pelo visto é problema genérico de netbook. O meu asus eeepc 701 tb tá falhando o botão esquerdo. Tô pensando em comprar um aspire one e meter um mac osx, tu acha que vale a pena? Eu poderia usar ele pra compilar coisas pra mac, pelo menos.

konzen said...

Os caras te dão um brinquedo novo e tu ainda reclama... ehehehe

Kenjiro said...

Pois é, Iuri, não sei se no AA1 funfa, mas creio que sim. É que eu tinha instalado uma "distro" que foi montada pro MSI Wind (o mobo 1050 é um desses, só rebranded né).

Mas rodava muito bem o Leopard 10.5.8 no meu antigo Mobo 1050. Ainda quero pesquisar pra ver se rolar no 2055.

Konzen, ué... eu não queria um netbook com menos RAM né ;)

Gilson said...

E no caso do Dell Mini 10v, que está sendo vendido com o mesmo hardware do mini 9? Pelo que li é possível instalar o OSX original e não hackintosh, funcionando tudo out of the box.