Monday, August 02, 2010

:: DNS hijack? ::

Um conhecido meu é cliente do provedor Mikrocenter e começou a suspeitar que suas requisições de DNS (porta 53) estavam sendo redirecionadas. Por que? Porque ele estava tentando utilizar um outro dns (OpenDNS) e não estava funcionando. Então lá no #slackware-br ele recebeu a dica para testar o namebench e o resultado foi:

* ERROR: <class 'libnamebench.nameserver_list.OutgoingUdpInterception'> - 'Your router or Internet Service Provider appears to be intercepting and redirecting all outgoing DNS requests. This means you cannot benchmark or utilize alternate DNS servers. Please adjust your router configuration or file a support request with your ISP.'

Ou seja, parece que SIM, o tal Mikrocenter estaria fazendo redirecionamento de DNS, o que não é legal. Imagina se os caras redirecionam o acesso do site de um banco para um site falso!

Bom, fica aí o registro. Nophis, assim que resolverem a situação, me avisa que eu dou um update na parada aqui.

2 comments:

nophis said...

Entrei em contato com o NIC.br recebi uma resposta de uma pessoa chamado Hugo. Este me falou que não existe lei para tal problema, embora o CGI.br tenha uma resolução sobre o assunto (http://cgi.br/regulamentacao/resolucao2010-004.htm).

Pois bem, entrei em contato pela segunda vez com a empresa, já passando tudo que sabia e mencionando a dita resolução. Desta vez me ligaram cerca de 12 horas depois e uma pessoa mais esclarecida tecnicamente conversou comigo explicando que o redirecionamento era justamente porque muitos cliente pegavam virus que alteravam os servidores DNS das máquinas dos mesmos. O que claramente não era o meu caso.

Por fim, sem qualquer dificuldade, o funcionário removeu o redirecionamento para a minha conexão. Está tudo normal agora.

Apesar dessa prática quanto ao DNS, a empresa é muito boa em relação ao serviço e ao atendimento.

THE END.

Kenjiro said...

Bom, então segundo o que o nophis disse, o problema foi resolvido PARA ELE.

A prática é de aceitação duvidosa, na minha opinião, mas...