Wednesday, March 11, 2009

:: The netbook has arrived ::

Ueeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeepa! Finalmente o meu netbook chegou. Bom... a novela não é assim tão fácil e bonita. Vamos a alguns "fatos históricos":

- Iniciei uma compra no Mercado Livre (muitos já leram aqui), o vagabundo disse que tinha enviado... mas não enviou nada. Então cancelei a compra;
- Achei outro vendedor (esse melhor classificado), mandei mensagem ANTES DA COMPRA perguntando se ele podia me enviar o netbook (MSI Wind) com 2GB de RAM e por quanto. Ele disse que por mais R$100,00 podia me enviar. Então iniciei a compra e logo após mandei um email só PRA LEMBRAR que eu queria com 2GB. Daí o cara manda email dizendo que o máximo seria 1.5GB; eu disse que se fosse com menos de 2GB eu não iria querer; ele disse que iria checar com o suporte técnico dele. Passados vários dias o cara me diz que realmente só poderia mandar com 1.5GB, então cancelei mais uma compra no ML.
- No mesmo dia que eu cancelei essa tal compra vi num folheto de uma loja local que estavam vendendo o Positivo Mobo 1050 por um preço bem semelhante ao que eu ia pagar naquele MSI Wind via ML. "Poha, mas não é um MSI, é um Positivo.." Sim, eu sei. Porém eu já havia pesquisado (graças a umas conversas com meu amigo Rain) e os Positivo Mobo 1050 (e outros modelos) nada mais são que um rebrand dos MSI Wind. Ou seja, a Positivo pega o netbook da MSI, bota a logo a sua logomarca, faz uma alteração bagaceira na BIOS e era isso.

Efetuei a compra desse Positivo na sexta-feira passada e peguei o dito cujo na loja ontem (terça-feira) de manhã. Levei pra casa e já começou o tumulto. O teclado não estava funcionando como deveria. Eu pressionava a tecla "m" e ao invés de sair o caracter "m" saía "0" (zero). Pra poder fazer o "m" funcionar, só pressionando a tecla Fn, o que estava totalmente ao contrário né.

Mas tranquilo, eu ia mesmo dar upgrade na BIOS do netbook, usando uma BIOS da MSI. Meti o pendrive ali, dei boot por ele (usando Odin Free DOS), rodei o comandinho pra atualizar a BIOS... e deu erro. Nem chegou a fazer o upgrade. Bom... pensei que nao ia rolar. Reinicei o netbook e... FODEU! O teclado inteiro não funcionava mais. O netbook funcionava, tudo menos o teclado.

Levei na loja e já disse que iria querer um outro, caso não conseguissem arrumar. Ficou lá a tarde toda. Daí lá por 18:20 passei lá, já estava tudo funcionando novamente. Sei lá que magia o técnico deles fez, só sei que funcionou. Ah sim, tanto é que meu "upgrde de BIOS" não tinha feito NADA, que eu entrei no setup do netbook (usando um teclado USB) e não tinha alteração de versão, nada, nada. Suponho que o netbook já tenha vindo com a bios bichada e daí o técnico conseguiu forçar um acerto na dita cuja e deu pra bola.

Então com o teclado funcionando... meti ficha e dei upgrade na BIOS hehehehe Desta vez funcionou tudo direitinho, leu BIOS, escreveu BIOs, etc. Dei reboot no netbook.... TELA PRETA e apenas o botão do power ligado. Pensei "agora sim eu me lasquei"

Mas então dei uma pesquisada no google, achei um forum da MSI (em inglês) e descobri a magia. Ora, ao fazer o upgrade da BIOS, ela é resetada para os valores default. Dentre esses valores está a habilitação da Memória Onboard (vários dos MSI Wind (e os Positivo) vêm com 512MB de memória na placa-mãe, soldada). Como o chipset desse aparelho só suporta até 2GB de RAM, então ao ser resetada a BIOS ele contou 2.5GB, então deu pau.

Não chorem crianças (quem estiver passando por isso). Basta desligar o netbook e dar um tempinho. Mantenha pressionada a tecla ESC e ligue o netbook. Espere um pouco até que apareça a tela de inicialização do aparelho. Então pode soltar o ESC e pressionar DEL para entrar no setup da BIOS. Feito, só desabilitar a memória onboard de novo e ser feliz.

Muito me admira a Positivo não fazer os upgrades de BIOS desses netbooks. Uma das necessidades disso é que por padrão parece que as teclas home, end, page up e page down não funcionam. No meu não estavam funcionando e o PiterPunk reportou a mesma coisa. Feitos os upgrades de BIOS, tudo volta ao normal. Dona Positivo, favor se antenar.

Passada a parte "dolorosa" da chegada do netbook, dei boot pelo pendrive de novo, zerei o HD (120GB), particionei e instalei meu querido Slackware-12.2. Então também instalei KDE-4.2.1, justamente pra testar se o Intel Atom é bonzinho mesmo.

Bom, estou com meu netbook Positivo Mobo 1050 (Intel Atom @ 1.6GHz, 2GB de RAM e HD de 120GB), com Slackware-12.2 instalado e inclusive KDE-4.2.1 (thanks to Robby Workman, alienBOB or Patrick Volkerding). Hoje compilei o mplayer nele (levou em torno de 21min) mas ontem mesmo já assisti um episódio de Lost, usando o gxine. Rodou beleza pura.

Depois eu posto umas fotos do brinquedo, conforme até um videozinho dele funcionando.

Até mais.

2 comments:

Anonymous said...

Grande Kenjiro...
Kra, o Kde4 ta indo bem ai? mesmo sendo um ATOM e não tendo AQUELA placa de video?


se sim, vou testar no AspireOne aqui (mas acho que vou precisar de mais memória RAM eheheh)

Kenjiro said...

Sim, Klein, o KDE4 tá rodando beleza no netbook. Claro que não está rodando tão rápida e "bonitamente" quanto roda no meu desktop (quadcore), mas dá pra usar tranquilamente.