Wednesday, March 25, 2009

:: D-Link DSL-500T - Part 1 ::

Já faz algum tempo que tenho meio que me estressado com meu modem/router. É um D-Link DSL-500T. Antes eu tinha um DSL-500G Generation II, que por sinal era meio ruinzinho, charope pra configurar regras de NAT, só dava pra acessar o gerenciador web dele usando Internet Explorer... e por aí vai. Daí um dia minha tia resolveu trocar de modem (eu sei lá porque) e me deu o DSL-500T que ela usava antes (está aí de onde veio meu modem atual). Configurei o bruxo para a GVT e logo de cara vi que pelo menos no quesito configuração ele já era MUITO melhor que o 500G.

Só que minhas dores de cabeça começaram um tempo depois. Sim, UM TEMPO depois. Logo após instalar o modem segui usando a Internet normalmente, como sempre fiz. Navegação, emails, P2P (emule ou torrent), jogatina, tudo funcionava beleza. Do ano passado pra cá é que o bicho começou a pegar. Agora, depois de um tempo com torrents sendo usados (e nem precisa ser muitos) o modem começa a ficar locão. Ou ele começa a travar (não consigo nem dar ping pra ele, o que dirá entrar nas configs), ou reseta conexão... vira uma verdadeira bosta.

Então dei uma pesquisada e li que o firmware original dele é um lixão mesmo. OK, entrei no site da D-Link do Brasil e catei uns firmwares deles (um pra usuarios da Telefonica e outro para Telemar). Jóia, nenhum dos dois instalou :( . Daí mandei email pro suporte da D-Link, que levou dias pra me dar retorno. Nesse meio tempo liguei pro 0800 deles (que não consta no site, catei lá no ABUSAR), não me ajudaram em nada. Hoje de manhã uma guria da D-Link me liga (ligação desencadeada por aquele email que enviei semana retrasada) pra saber se eu tinha resolvido o problema do modem. Relatei que não conseguia atualizar o firmware. Resposta? Que então não dava pra atualizar e que o jeito seria eu comprar um modem novo.

Comprar modem novo? VÃO PRA PUTA QUE PARIU!

Então depois de me acalmar resolvi dar uma pesquisada no google e "eis que senão quando" esbarrei no seguinte: http://www.forumpcs.com.br/viewtopic.php?t=238755. Bom, agora essa é minha última esperança. Claro que antes eu vou tentar MAIS UMA VEZ atualizar a bosta do firmware do modem usando o que eu baixei do site da D-Link.br. Nem que eu tenha que acendar um mundarel de velas ao redor do modem antes do ritual principal.

E outra... porque a D-Link (e outras empresas fazem as mesmas merdas) usa uns nomes bruxos pra identificar as versões de seus produtos? Sim, porque se um dos primeiros modems que apareceram por aqui foi o 500G, eu suponho que "os novos modelos" seriam ou com numeração maior ou com "letração" maior, certo? Mas aí depois apareceram 500B, 500T... WHAT THE FUCK?

Por exemplo o 500T, por natureza, não suporta ADSL2+, mas o 500B suporta. Hmmm que coisa hein? ou vai ver eles usam "versionamento" (de versioning) ao contrário. Se for assim, o DSL-500A vai ser o fodão hein? :P

Depois eu digo se consegui dar update no firmware do modem ou se vou mesmo ter que comprar um outro modem quando resolver usar ADSL2+ :(

1 comment:

Iuri said...

>se um dos primeiros modems que apareceram por aqui foi o 500G, eu suponho que "os novos modelos" seriam ou com numeração maior ou com "letração" maior, certo? Mas aí depois apareceram 500B, 500T.

Pois é, eu tive que comprar um d-link 500-B e fiquei com a mesma coisa na cabeça, quando passei para adsl 2+ (eu recomendo, é mais barata, pelo menos aqui em poa) e menos problemática.
Antes eu tinha um dynalink rt-100, que comprei pq já sabia q bucha que os d-link eram (o 500-b é 100%), e adivinha só, uma das primeiras coisas que fiz com ele foi atualizar o firmware.. funcionou que é um dodge.