Bom, muita gente gastou um bom tempo pesquisando no google o que precisa instalar no Slackware64 pra fazer o Skype funcionar. Então como eu consegui fazer a coisa funcionar, vou colocar aqui as dicas, de forma a facilitar a vida "dos que vierem depois de mim". Claro que vai servir como referência para mim mesmo ;)
Ontem tentei fazer o skype_static-2.1.0.81, versão "static", funcionar. Pra começo de conversa ele não é mais static há um bom tempo, visto que ele precisa de um monte de libs. Então vamos ao que interessa:
- Em primeiríssimo lugar é necessário instalar os pacotes de multilib que o alienBob disponibilizou: http://connie.slackware.com/~alien/multilib (leia com atenção o que ele diz aí)
- Bom, se tu leste ali direitinho, vai ver que ele fala em gerar alguns outros pacotes "compat32". Isso gera em torno de 60MB de pacotes adicionais a serem instalados. Entretanto para fazer o skype funcionar, não vais precisar de todos, "apenas" os que vou listar abaixo:
Feito isso é só mandar o Skype rodar. Qualquer dúvida é só me avisar, na medida do possível eu ajudo ;)alsa-lib-compat32alsa-oss-compat32e2fsprogs-compat32expat-compat32fontconfig-compat32freetype-compat32glib2-compat32libICE-compat32libSM-compat32libX11-compat32libXScrnSaver-compat32libXau-compat32libXdmcp-compat32libXext-compat32libXi-compat32libXrandr-compat32libXrender-compat32libXv-compat32libxcb-compat32util-linux-ng-compat32zlib-compat32
Abraço
P.S. - editei o post e coloquei a versão do skype que usei, só para que não pairem dúvidas.
11 comments:
Pô, o slack ainda não tem um sistema oficial de pacotes que instala as dependências?
Qdo eu mexia no Cluster da Ulbra, usava um programinhas não-oficial que fazia a treta.
Iuri, a questão é que o slackware OFICIALMENTE não gerencia dependências. Acho que o slapt-get faz isso, mas não posso afirmar, pois nunca utilizei. Prefiro o slackpkg (do Piterpunk).
E nesse caso em especial, as multilibs têm de ser instaladas por fora porque elas não fazem parte do slackware, oficialmente falando. O Slackware64 é, assim como o Bluewhite64, uma distribuição 64bits pura. Todas as outras distros são multilib.
No "nosso caso", o cara só instala as tralhas multilib se for precisar de alguma porcaria de software que só tem versão 32bits (leia-se skype). Senão... pra que comer mais espaço em disco com libs que não serão usadas né? ;)
e tem outra: Slacker faz na unha!
gtludwig, sim, no mundo slackware a gente faz a coisa mais no braço/na unha. Aprende-se muito sobre o sistema dessa maneira.
PORÉM, usuário final não quer ter que fazer esse tipo de coisa. Assim sendo, slackware não é pra "joe user".
hehe! Concordo, Kenjiro. Lembro da época que para usar um programa XYZ, tinha que, além de baixar o fonte, ler os arquivos README e INSTALL, para então rodar o $ ./configure. Se terminasse sem erro, beleza! Senão tinha que catar as dependências e suas dependêndias, etc. Compilando tudo na "unha"! Então rodava-se o '$ ./configure'-pai e, quando tudo estivesse OK, seguiamos com o '$ make' e finalmente um '# make install'. Além de um aprendizado único, era deveras divertido! OK OK! Sou nerd mesmo!
Não te sintas mal por isso. Eu sou nerd, o Iuri também... e por aí vamos ;)
Kenjiro não achei o seguinte pacote (util-linux-ng-compact32) onde encontro?
Rodrigo, tu seguiste o 'howto' do alienBob? É naquele passo do "massconvert32" que os pacotes que eu falei são criados
Kenjiro cara desculpa encomodar mas nao to conseguindo fazer o comando massconvert32.sh rodar não, voce pode mandar o comando correto pra mim por favor, obrigado e mais uma vez desculpas o encomodo.
O comando massconvert32 existe no teu sistema? Se não existe...:
1- tu não instalaste o compat32-tools?
2- se instalou, pra ele poder rodar tem que ser como root, como usuário comum não vai.
Eu segui os passos do howto do alienBob e funcionou de primeira.
Ah, e não esquece que é pra rodar o massconvert32 "contra" os pacotes do slackware32, não contra os do slackware64
Eu me considero um usuário ainda inexperiente, apesar do tempo que estou com o Slackware. Lógico que aprendi muita coisa de lá para cá e, sim, instalei muita coisa na unha. Mas agora tudo está ficando mais fácil, sobretudo com o slackbuilds. Valeu pela dica do skype, pois esse cara ainda é uma pedra no sapato uma vez que nunca consegui fazer funcionar os ekigas da vida.
Post a Comment