Tuesday, July 21, 2009
:: Street Fighter 4 ::
Olha.... bons tempos aqueles em que eu gastava/desperdiçava horas da minha vida jogando Street Fithter II no fliperama do véio Bel (como nós carinhosamente chamávamos o estabelecimento, por causa do véio que cuidava do recinto) ou no SNes. Good ol' times.
Fazia ANOS que não rolava um jogo de luta decente. Tá, tudo bem... usualmente quem é fãzão (essa palavra está certa?) de Street Fighter não curte Mortal Kombat, o que é meu caso. Mas eu não curti muito os MK que saíram nos últimos... 10 anos? Ah, os gráficos são legais mas, sei lá, a jogabilidade não é lá essas coisas. Bom, a jogabilidade do MK nunca foi lá grandes coisas mesmo. Tudo bem, meu ponto de vista "streetiano" pode "anuvear meus sentidos", mas é o que penso.
Tá, que se foda MK. O que interessa mesmo é Street Fighter. Sempre foi, é e sempre será o patrão de todos os games de luta. E o Street Fighter 4 não deixa nada a desejar. Há diferenças? Sim, há algumas. Mas a meu ver, e olhem que eu joguei SF por vários anos, nada que comprometa a qualidade do produto final.
O que eu tenho a reclamar? Aquela voz de viado maconheiro do cara que "narra" os inícios de luta. Putz, que coisa podre aquilo. Não lembro bem, mas acho que é um estilo de voz semelhante ao usado no SF 3 (todas as versões). POOOOOOOOOOOOODRE!
O que eu estranhei? Bom, algumas coisas estão fora do padrão Street Fighter, mas nada que um pouco de treino não ajude o "célebro" a se reajustar:
1- usar dois botões (soco e chute fracos) para agarrar o adversário. No SF 2 (todas as versões) bastava usar Soco (ou Chute) médio (ou forte) e estava feito o serviço;
2- tempo da "voadora". No SF2 tu pulava, quando pressionasse um botão de soco ou chute, o golpe saía quase que instantaneamente. No SF4 o cara tem que pressionar o botão um tempinho antes de quando realmente deseja que o golpe seja desferido;
3- aquele chefão final, o Seth. Putz, a exemplo do chefão final dos SF3, o bicho é uma coisa do além. Mas... tá, dos males o menor.
Achei interessante o lance de ter que cumprir os Challenges para liberar novas cores de roupa e Personal Action. Já os Icons e Tiles, pra mim, é frescura pura. Mas... como tem gurizinho por aí que não vive sem uma viadagem, fazer o que né. Assim a Capcom contenta Gregos, Troianos e os Pernambucanos também ;P
E digo mais, poder fazer aquela pauleira Online é o que há. Quando jogo no modo Arcade e deixo liberado para receber requisições de lutas (o que no fliperama nós chamávamos de "ser desafiado"), olha... é algo. Acho que pra cada luta que vou fazer contra o PC, sou desafiado pelo menos umas cinco vezes. Bom, tenho que desenferrujar os dedos, bem como me adaptar às pequenas mudanças na mecânica do jogo, mas dá pra fazer uma pauleiras muito boas mesmo. Só é uma pena que eu não tenha um controle arcade como o meu amigo Rain tem. Aaaaah, daí seria até covardia. Por enquanto tenho que me contentar com meus gamepads tabajarescos comprados no camelô mesmo :(
"Ué, não vais falar dos gráficos, da modelagem 3D, da jogabilidade 2D, etc?"
Pra que? Sobre isso tudo que é review do referido jogo já falou. Eu resolvi falar como fã de SF (que jogou desde o Street Fighter 1), que gostou de algumas coisas, não gostou de outras, etc.
Ah sim, quem quiser me desafiar pra uma pauleira Online (se eu estiver lá, é claro ahahahahha), o nick é Kenjiro Tanaka (ué... onde será que já viram esse nick antes?).
Então tá, por enquanto é isso.
Metsu.... Hadoken!
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5 comments:
- a música de fundo é gratuíta e disponível no ocremix
- várias pessoas que falaram sobre o jogo reclamaram do "lag" nos golpes, uma pena, pq a capcom sempre foi famosa exatamente pelos controles precisos, um dos motivos do sucesso de Megaman, e depois SF2
- agarrar com dois botões é bom em desafio, evita os apelões de plantão como o Balk, que usam o Zangief, ehhehehe
Pois é, na verdade o "lag" eu só notei nas voadoras, fora isso tá tranquilo.
E o lance dos dois botões na verdade não evita apelação nenhuma. Só muda o estilo de jogo. Bom... fica meio ruim pra quem joga de gamepad, porque pra quem tem um controle arcade é totalmente tranquilo né.
Eu não vejo problema em apertar dois botões juntos, pelo menos em um controle de PS2.
Não há problema, dependendo de como está tua configuração.
Iuri, descobri mais uma coisa. SF4 � excelente para quem quer jog�-lo, mas n�o tem muita habilidade/velocidade nos dedos.
D� pro cidad�o come�ar a fazer um golpe (tipo um shoryuken) um certo tempo antes de realmente precisar us�-lo (quando est� levantando de uma rasteira por exemplo), e o golpe sai beleza ehehehhe
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