Thursday, November 21, 2013

:: Dois confrontos rápidos ::

Devia ter feito este post antes do anterior, por questões de cronologia, mas que se dane.

Foram apenas dois testes que fiz com o OBS (Open Broadcast Software). Software bem bom, e gratuito, para capturar/gravar videos de jogatina (e outras coisas). Leve, impacta bem pouco na performance do jogo, dá pra gravar com uma boa qualidade, etc.

Primeiro um embate rápido entre Josa28 (Evil Ryu) e eu (Gouken). Acho que de grande momento na luta só o meu rest no final do segundo round.




E então meu primeiro confronto com o SrMamonas, nós dois jogando de Gouken. O cara tem uns fundamentos do personagem melhores do que eu. Preciso melhorar nesses aspectos (fora outros).



Por hoje era isso. Ainda vou gravar uma sessão de BF4 com a galera do Malvadeza, só pra platéia poder dar risada ;)

:: Proximity Blocking OS ::

Negada, semana passada surgiu na FGC (Fighting Game Community) uma nova técnica no Super Street Fighter 4. Admito que não parei pra  ver quem foi o descobridor. Simplesmente, tão logo me foi possível, tentei executar a técnica.

Como ainda por cima num dos grupos sobre SF que participo tinha gente batendo boca, dizendo que isso não existia, que não era usável, bla bla bla.

Bom, o primeiro video que eu vi, mostrava o Gouken dando poke com c.LK (rasteira fraca); se o adversário tentava punir esse golpe, o Gouken executava o Kongoshin (counter) e acertava o caboclo. Depois vi outro video onde os caras usavam, como Option Select (OS), o Ultra de alguns personagens.

Buenas, tive pouco tempo treinando/tentando executar o que vi no primeiro video e já foi bem difícil de conseguir. O que dirá usar um Ultra como OS. Mas, apesar da técnica não ser tão trivial, com alguns dias de treino fica bem usável.

Bom, vamos ao video:



Para quem é novo no mundo do SF, o que o video tenta mostrar é o seguinte:


  • O Gouken executa um c.LK (rasteira fraca). Se o golpe não acertar, não faz nada na sequência.
  • Como o golpe não acerta (ele vaza ou "whiffa"), o adversário, se bem posicionado e tiver boa reação, pode punir acertando um golpe enquanto o Gouken está nos frames de recuperação (recovery). Essa punição é chamada de whiff punish.
  • Com esta técnica, o Gouken pode punir o whiff punish, executando o Kongoshin em OS (Option Select).
A técnica não é infalível, pois como meu video mostra, se o oponente executar o whiff punish no momento certo, ainda consegue acertar o Gouken nos frames iniciais do recovery.

Minha demonstração pode não estar 100%, pois acho que não deveria sair o Kongoshin quando o Gouken consegue acertar o Ryu com o c.LK.

Bom, era isso. Espero que seja útil pra mais gente. Pra mim foi ;)