Wednesday, May 05, 2010

:: Skype on Slackware64 ::

Bom, muita gente gastou um bom tempo pesquisando no google o que precisa instalar no Slackware64 pra fazer o Skype funcionar. Então como eu consegui fazer a coisa funcionar, vou colocar aqui as dicas, de forma a facilitar a vida "dos que vierem depois de mim". Claro que vai servir como referência para mim mesmo ;)

Ontem tentei fazer o skype_static-2.1.0.81, versão "static", funcionar. Pra começo de conversa ele não é mais static há um bom tempo, visto que ele precisa de um monte de libs. Então vamos ao que interessa:
  1. Em primeiríssimo lugar é necessário instalar os pacotes de multilib que o alienBob disponibilizou: http://connie.slackware.com/~alien/multilib (leia com atenção o que ele diz aí)
  2. Bom, se tu leste ali direitinho, vai ver que ele fala em gerar alguns outros pacotes "compat32". Isso gera em torno de 60MB de pacotes adicionais a serem instalados. Entretanto para fazer o skype funcionar, não vais precisar de todos, "apenas" os que vou listar abaixo:
alsa-lib-compat32
alsa-oss-compat32
e2fsprogs-compat32
expat-compat32
fontconfig-compat32
freetype-compat32
glib2-compat32
libICE-compat32
libSM-compat32
libX11-compat32
libXScrnSaver-compat32
libXau-compat32
libXdmcp-compat32
libXext-compat32
libXi-compat32
libXrandr-compat32
libXrender-compat32
libXv-compat32
libxcb-compat32
util-linux-ng-compat32
zlib-compat32
Feito isso é só mandar o Skype rodar. Qualquer dúvida é só me avisar, na medida do possível eu ajudo ;)

Abraço

P.S. - editei o post e coloquei a versão do skype que usei, só para que não pairem dúvidas.

11 comments:

  1. Pô, o slack ainda não tem um sistema oficial de pacotes que instala as dependências?

    Qdo eu mexia no Cluster da Ulbra, usava um programinhas não-oficial que fazia a treta.

    ReplyDelete
  2. Iuri, a questão é que o slackware OFICIALMENTE não gerencia dependências. Acho que o slapt-get faz isso, mas não posso afirmar, pois nunca utilizei. Prefiro o slackpkg (do Piterpunk).

    E nesse caso em especial, as multilibs têm de ser instaladas por fora porque elas não fazem parte do slackware, oficialmente falando. O Slackware64 é, assim como o Bluewhite64, uma distribuição 64bits pura. Todas as outras distros são multilib.

    No "nosso caso", o cara só instala as tralhas multilib se for precisar de alguma porcaria de software que só tem versão 32bits (leia-se skype). Senão... pra que comer mais espaço em disco com libs que não serão usadas né? ;)

    ReplyDelete
  3. e tem outra: Slacker faz na unha!

    ReplyDelete
  4. gtludwig, sim, no mundo slackware a gente faz a coisa mais no braço/na unha. Aprende-se muito sobre o sistema dessa maneira.

    PORÉM, usuário final não quer ter que fazer esse tipo de coisa. Assim sendo, slackware não é pra "joe user".

    ReplyDelete
  5. hehe! Concordo, Kenjiro. Lembro da época que para usar um programa XYZ, tinha que, além de baixar o fonte, ler os arquivos README e INSTALL, para então rodar o $ ./configure. Se terminasse sem erro, beleza! Senão tinha que catar as dependências e suas dependêndias, etc. Compilando tudo na "unha"! Então rodava-se o '$ ./configure'-pai e, quando tudo estivesse OK, seguiamos com o '$ make' e finalmente um '# make install'. Além de um aprendizado único, era deveras divertido! OK OK! Sou nerd mesmo!

    ReplyDelete
  6. Não te sintas mal por isso. Eu sou nerd, o Iuri também... e por aí vamos ;)

    ReplyDelete
  7. Kenjiro não achei o seguinte pacote (util-linux-ng-compact32) onde encontro?

    ReplyDelete
  8. Rodrigo, tu seguiste o 'howto' do alienBob? É naquele passo do "massconvert32" que os pacotes que eu falei são criados

    ReplyDelete
  9. Kenjiro cara desculpa encomodar mas nao to conseguindo fazer o comando massconvert32.sh rodar não, voce pode mandar o comando correto pra mim por favor, obrigado e mais uma vez desculpas o encomodo.

    ReplyDelete
  10. O comando massconvert32 existe no teu sistema? Se não existe...:

    1- tu não instalaste o compat32-tools?
    2- se instalou, pra ele poder rodar tem que ser como root, como usuário comum não vai.

    Eu segui os passos do howto do alienBob e funcionou de primeira.

    Ah, e não esquece que é pra rodar o massconvert32 "contra" os pacotes do slackware32, não contra os do slackware64

    ReplyDelete
  11. Eu me considero um usuário ainda inexperiente, apesar do tempo que estou com o Slackware. Lógico que aprendi muita coisa de lá para cá e, sim, instalei muita coisa na unha. Mas agora tudo está ficando mais fácil, sobretudo com o slackbuilds. Valeu pela dica do skype, pois esse cara ainda é uma pedra no sapato uma vez que nunca consegui fazer funcionar os ekigas da vida.

    ReplyDelete