Saturday, February 20, 2010

:: Oi sucks! Period! ::

Bom, não é de hoje que eu tenho "um quê" com a Brasil Telecom, atualmente Oi. Meus tumultos com ela vem do tempo que eu morava em Ibirubá (e lá só tinha esta porcaria de operadora para me prestar o serviço de Internet).

Bom, vim para Alegrete e tive de cair nas garras dessa maldita operadora, visto que aqui, infelizmente, não tem GVT. Pois desde ontem a coisa aqui está insuportável. Tentei fazer o download do mysql-5.1.42 e não teve jeito. Com um link de 2mbps eu não conseguia taxas de transferência melhores do que 15 ou 20KB/s. Pensei "será que é a Oi que tá arrombada?" Afinal de contas eu tinha testado TODOS, eu disse TODOS, os mirrors que o site do mysql disponibiliza. Pra tirar a dúvida, acessei um servidor de uma instituição que eu dou consultoria. O link deles é pela EMBRATEL. Peguei a URL do arquivo e mandei baixar por lá. Bom, eles têm um mísero link de 512kbps, mas o resultado foi um download entre 50 e 60KB/s, ou seja, quase no talo do link deles. Depois resolvi baixar o arquivo de lá, da instituição, pra cá. Então consegui taxas entre 40 e 50KB/s. O que me levou a pensar "A Oi está com as rotas/links problemáticos para o exterior". Fiz uma reclamação via Atendimento Online no site deles. Alguns minutos depois um cara da Oi me liga para confirmar a reclamação. Bom, naquele exato momento eu não conseguia mais sequer entrar na página principal do mysql (www.mysql.org). Conectei rapidamente lá na tal instituição e tentei entrar no site do mysql, beleza, foi tranquilo. Chamei um amigo no MSN e pedi pra acessar também (ele tem adsl pela GVT), funcionou! Então o cara da Oi me disse que "iria estar abrindo um chamado" (gerundismo fede muito) e que o técnico teria até 24h para verificar.

Bom, saí pra dar uma volta com a família e deixei meu PC no Windows, com Steam ativado para baixar o beta do Battlefield - Bad Company 2. Quando saí o download estava a 130-170KB/s (razoavel). Quando cheguei... estava entre 2 (sim, DOIS) e 5 (sim, CINCO) KB/s. What the fuck! Testei quase todos os mirrors do Steam, sem nenhuma melhora considerável.

Continuo sem conseguir acessar o site do mysql. O site do twitter levou um tempão para carregar (não, não estou com DNS ruim), e por aí vai.

Então aqui fica mais uma vez o conselho: FUJA DA OI O MÁXIMO POSSÍVEL, pois o serviço deles é uma bela porcaria, pelo menos no Rio Grande do Sul.

Friday, February 19, 2010

:: KDE-4.4.0 ::

OK, finalmente chegou a vez de eu falar do KDE-4.4.0. Lembram de tudo aquilo que eu falei sobre o Mac OS, no post anterior? Então...

Vamos primeiro aos pontos negativos:
  1. Não é tão bem integrado quanto o Mac OS é. Culpa do KDE? Não necessariamente, visto que esse "problema de falta de padronização" é algo que afeta o SO (Linux) em si. E eu coloquei entre aspas justamente porque essa falta de padronização é algo que a galera nerd/geek, os árduos defensores do software livre, tanto gostam. Do que estamos falando? Freedom! (Liberdade). Sim, liberdade de escolha. "Ah, eu não gosto da cara do KDE", ok, usa Gnome, XFCE, Fluxbox, etc, etc. Não gosta do KOffice? Usa [Open|BR]Office, etc. Mas do ponto de vista do usuário final, o Joe user como eu digo, isso é um empecilho sim;
  2. O sistema de busca do KDE melhorou muito, entretanto ainda fica devendo se comparado com o do Mac OS X ou do Windows Vista/7. Nesses dois últimos basta, por exemplo, estar com o gerenciador de arquivos (Finder no Mac, Windows Explorer no Windows) aberto, daí digitar uma string no campo de busca... e enquanto se está digitando ele já está procurando. No KDE não. O campo de busca também está ali no Dolphin (gerenciador de arquivos), só que ele só começa a procurar por alguma coisa após se pressionar ENTER (ou clicar no botão que inícia a busca). Mas já melhorou bastante. Ah sim, essa melhora no sistema de busca não é de agora, da versão 4.4.0, mas nela ele deu mais uma evoluidinha.
  3. Está um pouco mais pesadinho. No momento estou rodando kopete (IM), amarok (music player), skype, duas janelas do Dolphin, Google Chrome (com 4 abas)... e o sistema como um todo está consumindo pouco menos de 1.2 GB de RAM :D (quanto será que o Windows 7 consumiria pra rodar tudo isso né)
Agora os pontos positivos:
  1. Pra começo de conversa, eu acho o KDE-4 mais bonito que o Windows 7 e até mesmo que o Mac OS X. Sim, eu sei muito bem que o KDE-4 tem várias coisas inspiradas (copiadas?) no SO da Apple. Só que realmente eu acho o KDE-4 mais bonito. O gnome vem se inspirando no Mac OS X faz tempo, porém eu continuo achando que aquele, por usar GTK, deixa a desejar em termos de beleza. Mas tudo bem, gosto é gosto.
  2. Gostei bastante de terem alterado o modo como a seleção de widgets é feita. Não se abre mais uma janela para os escolher. Agora aparece uma "barra" acima/abaixo da barra de tarefas, com a lista de widgets na horizontal. Sem falar que agora dá pra colocar uns widgets direto na barra de tarefas (ou no painel em que a barra está).
  3. Sinceramente eu achei o KDE-4.4.0 mais rápido que o KDE-4.3.4 (último que eu havia testado), e está bem estável, pois não tive nenhum crash ou qualquer outro tipo de problema com ele.
  4. Não preciso dizer que eu posso deletar arquivos direto sem mandar pra lixeira; que eu posso recortar (mover) arquivos/pastas; que eu posso acessar servidores 'smb' ou 'sftp' direto pelo gerenciador de arquivos.... não preciso né? :P
Bom, pra que ficar gastando saliva ou pensando em como tirar as melhores screenshots se os caras fizeram uns videozinhos né:


Acho que os vídeos falam por si só né:


E como eu disse no post de adeus ao Mac OS, foi por causa dele (e da mudança de emprego/cidade) que eu demorei tanto para passar do KDE-4.3.4 para o 4.4.0. Assim sendo, deixei o pessoal do Bluewhite64 (a distribuição de Linux que eu uso) na mão, esperando pelos pacotes. Já está tudo pronto, agora. Só estou fazendo mais uns testes antes de realmente mandar pro repositório para que outros usuários testem também.

Bom, chega por hoje. Está quente, os mosquitos querem me fazer de janta e eu não estou afim de colaborar.

T+

Thursday, February 18, 2010

:: Bye, bye Mac OS ::

Sim, eu sei que este post está atrasado. Culpa de quem? Em parte minha. Quem mandou trocar de emprego, mudar de cidade, etc e tal né? Mas principalmente, quem mandou eu ter gasto mais de mês brincando/testando o Mac OS X? Do que estou falando? Do que virá no próximo post: teste do KDE-4.4.0

Então pra começo de conversa, a principal culpa foi do Mac OS... ou ... bem, minha culpa por ter querido testá-lo. O referido SO (Sistema Operacional, ou Operating System (OS) para os leigos/não nerds) é bom sim. Para usuário final QUE NÃO TRABALHA COM NERDISSES SUPREMAS, como Sys. Admin ou coisas do gênero, é muito bom. Entretanto, algumas coisas estavam começando a me incomodar. Pra começo de conversa o lance de não ter um "recortar" arquivos/pastas era algo bem irritante. Em segundo vem a viadagem de tudo que eu queria deletar (arquivos/pastas) tinham primeiro que ser enviados para a lixeira, para então ter que a esvaziar. Em terceiro vem o problema do Finder não conseguir fazer conexão direta com servidores de SFTP. Aham, tentei dar um "sftp://servidor" e não rolou. Claro, os MacManíacos (ou MacFags, como a MissFatal diria) vão torcer o nariz e dizer que estou de má vontade para com o SO, que isso, que aquilo, bla bla bla. Então lembrem-se, o SO de vocês (que vocês usam) é muito bom, mas tem defeitos, pelo menos na minha opinião (e de várias outras pessoas que não são meros zealots.

Todos os problemas que eu enfrentei no Mac OS eu não enfrento no Linux, por exemplo. Posso abrir o Dolphin e meter um "sftp://servidor" que vai que é um dodge; posso recortar arquivos/pastas; posso deletar arquivos/pastas diretamente com um "shift+delete". Pra que deletar direto? Bom, eu sou o tipo de pessoa que quando quer deletar algo... QUER DELETAR ALGO. A parte do "será que eu deleto? será que não deleto? será que vou precisar amanhã?" acontece ANTES de eu resolver deletar alguma coisa. Depois que resolvi é tchau mesmo. Claro, costumes/hábitos são algo que influenciam nossas opiniões, mas eu sinceramente acho uma perda de tempo ter que fazer duas ou três ações para deletar um arquivo, quando eu posso fazer apenas uma. O mesmo vale para o "recortar". Nesses dois pontos o Mac OS deixa a desejar, HÁ ANOS. É, há anos! Pois o tal SO existe há um tempão (mesmo que ainda não fosse o X) e ainda não implementaram algo do gênero?

Pontos positivos do Mac OS:

1- o ambiente gráfico (aquelas telas bonitinhas que a gente vê, usa mouse, etc) roda sobre um SO BSD. Só nisso ele já é "mais melhor" que o Windows. Mais seguro, mais estável, bla bla bla;
2- o ambiente gráfico é realmente muito bonito. A meu ver é mais bonito que qualquer versão do Windows, que é claro, a M$ vem tentando copiar a "cara" do Mac OS há um bom tempo;
3- a integração dos aplicativos com o SO (e mesmo entre eles) é muito boa.
4- o SO é rápido (pelo menos nos meus hardwares rodavam muito bem) e leve.

Pontos negativos do Mac OS:

1- o SO não pode ser usado, legalmente, em um hardware não-Apple;
2- todos aqueles defeitos que eu citei anteriormente (recortar, deletar, sftp...) e mais o "problema" de que se eu estou com uma janela aberta, digamos do Finder, e atrás dessa eu tenho o Adium (programa de IM), quando eu minimizo o Finder, o foco não vai automaticamente pra próxima janela, ele fica preso ao aplicativo que eu estava usando. Para os leigos: janela 1 está na frente da 2; eu minimizo a janela 1 e ao invés de já poder sair digitando um texto, por exemplo, na janela 2, eu preciso clicar com o mouse na janela 2, para então poder fazer alguma coisa com ela. (Nesse ponto o Windows deixa a desejar algumas vezes também)
3- se tem como eu não achei. Vira e mexe eu preciso deixar uma janela "flutuando" sobre as outras. Pra que isso? Ué, eu quero ver o texto/imagem que está numa janela e quero fazer algo referente a ela na janela de baixo. Bom, no Windows e no Mac OS o cara precisa ou ficar trocando de uma janela pra outra (via mouse ou via "alt+tab") ou então deixar as duas janelas "lado a lado". No Linux eu posso dizer para que uma janela fique sempre sobre as outras (até eu "desdizer") e ir fuçando nas debaixo.

Muito bem. Sim, os "defeitos" que eu achei poderão ser usados contra mim no tribunal, sei bem disso. Gosto é gosto, mal gosto não se discute, bla bla bla. "Ah, mas é que tu estás acostumado a usar o PC de um jeito, o Mac OS foi feito pra ser usado de outro..." Usem os argumentos que quiserem. Minha idéia não é malhar o Mac OS ou a Apple (se bem que ela tá merecendo por aquela bosta de iPad), mas sim mostrar às pessoas que há diferentes SOs por aí, diferentes maneiras de se usar o PC, sugerir melhorias nos SOs para que os usuários saiam ganhando, etc.

Bom, no próximo post eu falo sobre o KDE-4.4.0 então, porque agora já está tarde e se eu não for "mimir" a minha esposa me enche de porrada.

Tuesday, February 16, 2010

:: Alegrete - Part 2 ::

Bom, pra começo de conversa, vale lembrar que eu solicitei a linha telefônica da Oi no dia 27/01. Sabem quando foi instalada? Dia 12/02. É, mais de 12 dias depois. Isso porque a Oi é tão podre em seu atendimento que eu tive que os contactar umas 8 vezes. Pra que? Ué, porque eles simplesmente não tiveram competência para registrar meu endereço corretamente. Sabe, aquele negócio composto de nome de rua, número e número do apartamento (no meu caso)? Pois é, tão simples né! Mas eles não conseguiram fazer isso até minha 8ª ligação. Yep, unbelievable! E eu já comecei a pensar "bom, agora pra ativarem a ADSL vai mais um mês, pelo jeito". Bom, nisso eles me surpreenderam. No dia seguinte a ADSL já estava ativada.

Porém agora começa uma nova novela né. Eu solicitei 2mbps e o modem, até hoje, marca 1mbps. Tive que ligar, solicitar o reajuste... ao que fui informado que isso poderia levar uns oito dias, visto que precisariam fazer "troca de tecnologia" (ou algo assim). É, passar de ADSL para ADSL2. Outro fator interessante é que em Santa Maria, Bagé, Uruguaiana, entre outras cidades do RS, o valor da ADSL de 8mbps é de R$69,90. Em Alegrete esse valor sobe para "bagatela" de R$159,90. Aham, lindo né?

Não sei se cabe, mas entrei no site da Anatel para fazer uma reclamação disso, visto que reclamar direto com a Oi não adiantou em nada. Pra variar os atendentes não sabem nada além de "Senhor, esse é o preço que nos é informado..." Então se criou um outro problema: site da Anatel não funciona direito em navegadores !IE (que não seja Internet ExploDer, para os não nerds). Ou seja, com Firefox e Chrome, no Linux, eu não consegui sequer alterar meus dados cadastrais na Anatel. Fui obrigado a ativar uma VM (máquina virtual) com Windows XP só pra carregar o IExploDer, e realizar as tarefas relativas à Anatel. Então, lógico, a primeira reclamação foi contra a Anatel, que a meu ver está discriminando quem não usa a dobradinha Windows+Internet ExploDer e/ou é conivente com a cópia não autorizada de software (pirataria, pra mim, é outra coisa).

Entonces, agora é esperar pra ver no que vão dar as duas reclamações (uma contra a Anatel, outra contra a Oi). Ah claro, já estou "cronometrando" pra ver quanto tempo vai levar pro meu link subir dos "estrondosos" 1mbps para os "animalescos" 2mbps.

Ai ai, GVT, que saudade de ti e dos 10mbps que eu tinha em casa.... Era "tombom"...

Próximo post deverá ser sobre o KDE-4.4.0. Como diria o melhor comunicador da TV brasileira: Aguarrrdemmmmm!