Monday, February 23, 2009

:: Carnaval-2 ::

(22/02/2009)

Novo dia e já uma previsão de calor “fodorífico”. Imagino só o calorão que está no centro de Santa Maria. Diz a patroa que hoje à tardinha já voltaremos pra casa. Bom, veremos. Eu gosto de dar uma fugida da cidade, mas ficar muito tempo num lugar sem certas possibilidades de diversão... ê laiá.

Ah, vocês ainda não sabiam que eu sou “meio” nerd? Hehehhehehehe

Aos que não sabem, agora no verão tenho ido trabalhar com minha Kawazaki. Não, não é uma moto, é minha bicleta, uma Sundown Brisk 18 marchas que foi “tunada” para 21 marchas. Tunada o cacete! O lixo acabou estoporando a catraca (com bem pouco uso e sem eu dar pau na bike) e eu tive que comprar outra, então já comprei uma com 7, o que “turbinou” a trankera pra 21 marchas. Na verdade eu nem uso as 21 né, mas tudo bem.

Por que trouxe o assunto da bike? Só para corroborar minha avaliação de várias pessoas que dirigem em Santa Maria: bando de criaturas energúmenas que devem ter comprado a carteira de motorista. Quando ando de carro por aí já fico um tanto indignado com as anormalidades que vejo o pessoal fazer no trânsito. Agora de bike, fico mais puto da cara ainda. Quinta-feira eu voltando do trampo, na hora do almoço, venho descendo a Bozanno; lá adiante vejo uma camionete S-10 azul (meio roxa) no MEIO DA RUA. Bom, eu vinha embalado, o cidadão estava lá no meio da rua... porque não passar pela direita né? Vejam bem, PASSAR, não ULTRAPASSAR. Quando eu estava há meio metro da camionete, o motorista resolve vir para a direita e estacionar. Puta que pariu! Tive que “chamar nos freios”. Ainda bem que deixo a bike com os freios bem regulados, pois consegui evita que o filho da puta me prensasse. Parei a bike, fui manobrando pra esquerda enquanto ele estacionava... passei do lado dele e dei DOIS TAPÕES na porta do motorista (um velho biscate) e disse com toda a educação que me foi possível “Aprende a ligar o pisca, POHA!” Então segui pedalando pra casa pois estava brocadaço de fome. Passado o susto e diminuída a raiva, me dei conta que o velho deve quase ter tido um ataque do coração. Quando ouviu a batida na porta deve ter pensado “Fodeu, serei assaltado” ahahahahahaha A sorte DELE é que eu não me machuquei no evento, senão minha reação teria sido UM POUCO pior ;)

Esse lance de ir trabalhar de bike é uma boa MESMO. Economizo gasolina, que anda uma careza terrível né; faço exercício físico (por pouco que seja); contribuo com o meio-ambiente; e ainda tem o bônus de que eu vou e volto muito mais rápido do que se eu estivesse de carro (não preciso parar em sinaleiras, posso andar na contra-mão, etc). Sim, eu sei que o “correto” não é um ciclista andar na contra-mão. Mas como pra mim segue valendo o que meu pai disse quando eu era guri: “Quando for andar de bicicleta na rua, vai sempre na contra-mão, pois assim tu pode ver os carros vindo e pode se safar mais facilmente”. Os legisladores, azuizinhos e policiais que me desculpem, mas dada a maneira como dirigem por aqui, sou mais o meu pai do que a legislação. Foi graças a conselhos como esse (dados pelo meu pai) que NUNCA me acidentei de bike (fora os tombos que tomei sozinho fazendo estripulia). Então, o Birão é que segue comandando ;)

E pra finalizar o assunto bike, deixo aqui um conselho: NÃO COMPREM BICICLETAS DA SUNDWON. Comprei esta, muito bonita, full suspension... mas é uma bosta. Pouco tempo de uso e quebrou o câmbio trazeiro, frouxou o pé de vela, estoporou as catracas.... ah vá tomar no jambo. No meu tempo de guri eu descia a lenha na minha BMX Goldstar e nunca tive problemas. Ah claro, era uma Monark, não era uma Sundown :(

:: Carnaval ::

(21/02/2009)

Bom, antes de mais nada, devo lembrar a mim mesmo de que realmente estou precisando adquirir um note/netbook. No exato momento em que escrevo este texto, estou utilizando o notebook da minha mãe. É um Compaq nx9005 (AthlonXP 2200+ (@1.79GHz), 256MB de RAM e 30GB de HD) que para usos comuns (digitar texto e navegar na Internet) ainda serve. Mas... leva uns 1000 anos pra dar boot. Por que não estou escrevendo no meu desktop? Só porque não estou em casa. Estamos na chácara dos meus sogros.

Como? Por que não estou usando aquele netbook que eu havia comprado no Mercado Livre? Ah sim! Não estou usando AQUELE netbook porque o suposto vendedor, um vagabundo/biscate chamado Hélio Borges (ou supostamente chamado assim) disse ter enviado o produto numa sexta-feira, porém duas semanas depois, e nada do “bagulho” chegar. Então cancelei a compra. Hoje entrei no ML novamente e efetuei a compra de outro netbook, modelo exatamente igual àquele outro, só que desta vez o vendedor me parece ser bem mais idôneo. Então o jeito é esperar. E dizer que eu até achei que iria receber meu netbook antes do notebook do Hallen chegar. Pelo jeito vou perder a corrida hehehehe

Seguindo... hoje está um calorzinho xarope, mesmo aqui na área rural. O baixinho está dormindo aqui atrás, deitado no sofá com um ventilador metendo ficha.

Então hoje começa a PUTARIA que é o Carnaval. Putaria em vários sentidos. Como eu disse num comentário que deixei no blog da Ana Cristina, Carnaval, pra mim, é sinônimo de:

1- Putaria generalizada;
2- Bando de gente enchendo os beiços de bebida alcoólica, arranjando briga, batendo na esposa, dando tiro/facada no vizinho, e fazendo merda no trânsito (geralmente arruinando a vida de muitas outras pessoas);
3- Putaria generalizada;
4- Bando de anormais usando drogas e, facilmente, causando os mesmos problemas relatados no item #2;
5- Putaria generalizada;
6- Uma programação televisiva (canal aberto) lamentavelmente horrível.
7- Putaria generalizada.

Sim, sei que muita gente vai me criticar por essa minha “visão” do que é o Carnaval. Buenas, já estou com 34 anos e não vi o carnaval ser melhor que isso nesse tempo todo. Mas tudo bem, gosto é gosto e mau gosto não se discute, já dizia o sábio. Cheguei a dizer que vejo o carnaval como sinônimo de Putaria Generalizada?

Por piorzinho que seja este notebook da minha mãe, pelo menos ele deve nos salvar um bom tanto, visto que ele está meio recheadinho com alguns episódios de CSI (Las Vegas) e os três últimos episódios de Heroes (Season 3). Claro que o netbook que estou prestes a adquirir terá uma tela bem menor que a dele. Não vai ser tão bom assistir vídeos no brinquedo novo, mas... o trequinho é mais para quebrar o galho (nesse sentido). Em outro sentido, que é a produção de textos, por exemplo, já vai ser melhorzinho, pois apesar do teclado menor, a máquina deverá ser mais ágil ;)

Fods é não ter Internet aqui para poder saber como está o andamento da minha compra no ML hehehehehe

Bom, vou dar uma atenção pra família, depois eu escrevo mais.

Thursday, February 19, 2009

:: Games - Spiderman, segundo post ::

Um postzinho bem rápido para informar/lembrar que há mais uns defeitinhos no Spiderman: Web of Shadows.

1- O aranha pode cair do prédio mais alto, direto e reto no asfalto que "não dá nada". Por favor, tinha que pelo menos perder um tanto da energia né;
2- Os policiais trocam tiros com os marginais, beleza! Só que os policiais e transeuntes não se ferem :( Então pra que o Aranha precisa se meter na treta? Podia muito bem ficar dando uns pegas na Mary Jane né? ;)

Mesmo assim considero o game muito "dEvertido".

E Ana, aquela guria da treta da Suíça, só pode ser vagaba mesmo, não tem outra explicação. Problemas mentais "my ass"!

Ah sim, hoje meu Wintendo vai pro reinstall. Sabem como é, Sistema Operacional pobretão se perde, corrompe "registro", bla bla bla.

Wednesday, February 18, 2009

:: Changes ::

OK, um post muito rápido só pra dar os devidos créditos. Catei o novo layout do meu blog no http://tfy.burajiru.blog.br/. O nome desse layout é Mind Break.

Bom, QUANDO eu tiver tempo pra isso, vou dar uma editada no layout, mexer em algumas poucas coisas pra ver se deixo mais a minha fuça. Mas por enquanto eu curti. Já estava de saco cheio daquele layout "padrão blogger".

Então era isso por enquanto.

Tuesday, February 17, 2009

:: Games - Spiderman: Web of Shadows ::


Buenas, como eu disse antes, após terminar Mirror's Edge resolvi partir para o próximo teste: Spiderman: Web of Shadows. Tinha visto a "capa" do game e fiquei pensando "hmmmm será que isso presta?" Então adquiri o referido título (ai que chique) e instalei pra ver qual é que é. Claro que antes disso eu dei uma olhadinha em dois vídeos no YouTube.

Então agora minha singela opinião: PUTA QUE PARIU, QUE JOGO BOM!

OK, emoções à parte, o jogo é muito bom mesmo. Tudo bem, é um port discarado de console pra PC. Tanto é que, assim como Mirror's Edge, o jogo desgraçado não detectou meu gamepad. Não teve magia. O jeito foi usar o Xpadder (foi aqui que eu descobri a existência desse santo software). Feito, mapeei o gamepad como eu queria e fui pra pauleira. O jogo em si é simples: passear na cidade cumprir as missões, pegar umas pauleiras extras (se assim desejar) e ir "evoluindo" o aranha. Sim, dá pra dar uns upgrades no herói, pegando uns golpes/combos a mais, etc. Mas não... não se iludam, NÃO É RPG. É jogo de ação mesmo. Digamos que, mal comparando, é um GTA de super-herói. Eu tenho pavor de GTA, talvez porque eu seja bonzinho demais. Mas este game aqui eu gostei.

Ainda quero ver se faço um video demonstrando algumas "diversões", como passear pela cidade balançando nas teias, usar o sentido de aranha pra achar os marginais e daí chegar meio que "voando" e cair em cima deles descendo a porrada. Olha, fazia tempo que eu não achava um game single player tão divertido. Sem falar na sensação de estar de volta à minha infância, quando eu linha os quadrinhos do Aracnideo.

Ah sim, outro fator interessante é que, pelo menos no meu PC, o game rodou legal com a resolução no máximo (1680x1050). Esse é outro fator que denota o port chupado de console pra PC é que o cara só pode mudar a resolução, não altera outros elementos gráficos do game.

Assim que der eu posto um vídeo, apesar que já há vários no Youtube, é só "percurar".

Monday, February 16, 2009

:: Games - Mirror's Edge ::


Joguinho bom esse! Bem feitinho, não é um jogo pesado (pelo menos rodou tranquilamente na minha NVidia 9600GT). Trilha sonora bem feitinha, empolga o cara. O mais animal mesmo é a injeção de adrenalina quando o cara tem que fugir da "cana". Viadagens à parte, me senti a própria Trinity fugindo dos Agents no filme Matrix.

Pra quem não sabe do que o game se trata... bom, é baseado naquele novo esporte, Parkour, onde a personagem principal, Faith, é uma Runner. Na época que o game se passa o governo controla todas as comunicações, espiona tudo e tal. Sendo assim a única forma "segura" de comunicação é através dos runners, que são mensageiros que vão "na pernada" fazer as entregas. Só que não é simplesmente andar/correr pelas ruas. O negócio é pular sobre os prédios, pendurar-se em hastes, canos, etc. A questão é a que a polícia anda de olho nos runners, ou seja, se eles vêem um runner, o pau pega.

Só lamento o jogo ser curto. Sim, achei razoavelmente curto. Ah, tem um esqueminha pro cara jogar em 3rd person, mas eu não aconselho, pois é escroto pra controlar. aaaah lembrei. Outro ponto negativo do jogo é que não dá pra usar qualquer gamepad/joypad. Dizem que o controle do XBox360 rola legal no PC e o game detecta. Qualquer outro, esquece. Mas... deixo aqui a dica para usarem o xpadder para mapear seu gamepad para teclado/mouse e ser feliz. Eu terminei o game jogando no tecladão mesmo hehehehe

Fica aí a dica. Na sequência vou falar do game que comecei a jogar após a Faith me abandonar hehehehe

:: PC - MSI Wind U100 ::

Aaaaah pois então! Fui no Mercado Livre e resolvi comprar um netbook pra mim. Um MSI Wind U100. Sim é minúsculo, mas a idéia é usar para trabalho e/ou quando eu for ficar muito tempo longe de casa.

Porém, o viadinho que estava vendendo o "bagulho" até agora não o enviou. Então hoje, pela primeira vez, tive que negar a liberação do pagamento para alguém no ML. Bom... "ossos de benito" (quem não entendeu a piada é porque não assistia Chaves ahahahhahahaa).

Fora isso... estou preparando minha última partição para entrar no mundo da encriptação (leu o outro post? Ah, não leu porque estava em inglês? hmmmm gayzinho você não?). Como tenho muita porcaria nesta partição... vou ter que teletransportar essa tralha toda para outros lugares... pra daí mandar a partição pro vinagre, encriptar e daí sim puxar tudo de volta. Vai dar trabalho.. mas valerá a pena.

Coisa de geek/nerd mesmo ;) Mas não, continuo sem ter que temer a RIAA ou o FBI, não se preocupem.

Pois é, pois é... quem seria minha primeira "vítima" da encriptação acabou "se escapando". A ordem seria netbook, then desktop. Agora a coisa ficou invertida hehehehe

Ah sim, depois tenho dois posts sobre games pra fazer: Mirror's Edge e Spiderman-Web of Shadows.

Friday, February 13, 2009

:: Linux - Disk encryption ::

No, I don't fear the FBI, RIAA or any other crap like that. Why not? As far as I know I have nothing to hide. However, I don't like the idea of somone stealing my computer (unfortunately that could happen) and then getting access to the data inside of it. Do I have any "sex tape" saved there? Am I a pedophile? Have I stolen software from someone? NO! The answer is NO to ALL THOSE QUESTIONS. I just don't want MY stuff flying around. All data I decide is worth sharing, I share. The rest, is mine.

I wouldn't like to see pictures of my family floating around the net. "ah, but you posted some of you pictures here and there". Yes, I did! But I chose only a few pictures to be posted, NOT ALL OF THEM.

That said....

Starting yesterday I began to play with disk encryption. I already use file encryption, but disk encryption is something totally... bigger. With the "little" help of some documentation I did the job just fine. Which docs? This and this. Following those, I got my whole hard drive encrypted. It was pretty easy. I won't get into details because those docs are too damn easy to understand. Once again, thanks alienBOB for writing them. And thanks toledo for the tips you gave me.

I was planing to write more on the subject, but since I have a little boy on my lap (my son), I just can't right now.

See yaLink

Tuesday, February 10, 2009

:: M$ - Here comes the truth ::

A very very quick post. So, Micro$oft is finally showing its true colors:


Please M$, keep doing such a great work :P